Entretenimento

Diteal e FotoSururu 2020 apresentam exposição Narrativas Poéticas no Youtube

Mostra estava em cartaz no Complexo Cultural Teatro Deodoro antes da quarentena

Por Assessoria 26/06/2020 19h07
Diteal e FotoSururu 2020 apresentam exposição Narrativas Poéticas no Youtube
Mostra reúne trabalho de fotógrafos e poetas, Foto: Ascom Diteal

Na noite de três de março de 2020, era aberta a exposição coletiva Narrativas Poéticas, na galeria de artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A primeira de uma série de mostras do FotoSururu 2020 ficaria em cartaz até cinco de abril, porém foi encerrada no fim de março, por causa da suspensão das visitas provocada pela pandemia da Covid-19.

Como forma de levar a exposição ao público que não conseguiu fazer a visitação e divulgar o trabalho dos artistas, o curador e fotógrafo, Jorge Vieira, em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), produziu um vídeo que apresenta imagens, poesias e traz também depoimentos dos integrantes da exposição. O vídeo está disponível no canal do Teatro Deodoro no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=k2DkhBB1AwQ.

“Nós ficamos impossibilitados de concluir o período de visitas da exposição, mas encontramos no meio digital uma forma de levar este circuito cultural ao público. Convidamos a todos que visitem o nosso canal para conferir a exposição Narrativas Poéticas, que reúne fotografias e poesias de artistas alagoanos”, disse a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Integram a exposição os fotógrafos Arthur Celso, Deth Nascimento, Dilma de Carvalho, Eliézer Matias, Gregory Aguiar, Jorge Vieira, Letícia Maranhão, Nadja Barbosa e Ramatis Costa, e os poetas Elpídio Júnior, Geo Santos, Mirian Monte, Ulisses Abílio e William Calixto. Os curadores são Gabi Coêlho e Jorge Vieira.

“A exposição é fruto da oficina Fotografando Poesia, realizada no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A cada mês, os fotógrafos foram provocados a produzir um ensaio a partir do texto fornecido pelos poetas. No início, o poema era um roteiro para a construção das fotos, depois os fotógrafos transitaram pelas metáforas, pelo ambiente onírico, até desenvolverem sua própria poética da imagem”, explicou Jorge Vieira.

No vídeo, todas as fotografias são apresentadas e o poeta William Calixto declama os versos. A exposição promove um encontro entre texto e imagem, que se complementam e se entrelaçam, formando uma só obra e, ao mesmo tempo, permitem infinitas possibilidades.