Entretenimento

Encontro Alagoano de Saxofonistas da Ufal chega à 3ª edição

Durante cinco dias vão acontecer várias lives, com palestras, debates, recitais e concertos

Por Ascom Ufal 20/08/2020 17h05
Encontro Alagoano de Saxofonistas da Ufal chega à 3ª edição
Imagem Ilustrativa / Foto: Reprodução

A programação cultural da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas não para.  De 24 a 28 de agosto será realizado o 3º Encontro Alagoano de Saxofonistas (EAS), totalmente gratuito e ao vivo pelos canais do evento no Facebook, Instagram e Youtube. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever preenchendo formulário on-line disponível.

Durante cinco dias vão acontecer várias lives, com palestras, debates, recitais e concertos. De acordo com o professor Kleber Dessoles, coordenador-geral do encontro, o que se pretende é trazer discussões sobre o fazer musical. “Vamos ter o saxofone como ponto de partida, nos contextos de Alagoas e do Brasil”, revelou.

A programação do 3º EAS está bem diversificada, com a parte acadêmica e a artística, além de contar com convidados especiais com destaque no Brasil e no exterior. A programação artística completa, você pode conferir acessando a playlist do Youtube. Tem Paulo Rosa (MG), Paulo Silva (UFRN), Kleber Dessoles (Ufal), Everaldo Borges (AL) e muito mais.

Confira abaixo a programação acadêmica

Dia 24 de agosto 

Das 11h às 12h - Oficina: Como Otimizar Sua Rotina de Estudos de Acordo com Seus Objetivos, com Douglas Braga (SP).
13h30 - Abertura Oficial do Evento
Das 14h às 16h -  Mesa-redonda: O Ensino do Saxofone nas Universidades do Nordeste, com os professores Robson Almeida (UFCA), Leonardo Pellegrim (UFPE) de Heleno Feitosa (UFPB) e mediação de Kleber Dessoles (Ufal)
Das 17h às 18h -  Palestra: Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil: uma contribuição conceitual à discografia Brasileira, com o professo Erik Heiman Paes (SP) e mediação de Kleber Dessoles.

Dia 25 de agosto

Das 11h às 12h - Como Desenvolver a Flexibilidade no Saxofone, com o professor Rafael Migliani (SP)
Das 14h às 16h - Mesa-redonda: Ensino de Saxofone à Distância, com os professores Elias Coutinho (PA) e Anderson Pessoa (UFRN), a professora Suelen Mondini (SC) e mediação de Robson Almeida (UFCA)
Das 17h às 18h - Palestra: O Uso de Ecolocalização Humana na Música: primeira peça musical para pessoas com deficiência visual, sem recorrer a Braille como um auxílio de leitura, com o professor Rodrigo Pires de Lima (Portugal) e mediação de Kleber Dessoles 

Dia 26 de agosto

Das 11h às 12h - Oficina: Palhetas e Acessórios para Saxofone, com Robson Gastão (SP)
Das 14h às 16h - Mesa-redonda: Saxofone e o Choro, com a professora Daniela Spielman (IFRJ) e os professores Rafael Veloso (UFPEL) e Almir Medeiros (Ifal) e moderação de Vinícius Macedo (RJ)
Das 17h às 18h - Palestra: Nota Certa em Tempo Errado e Nota Errada, com Marcelo Coelho (SP) e mediação de Leonardo Pellegrim (UFPE)

Dia 27 de agosto

Das 11h às 12h - Oficina: Boquilhas Barkley, com Júnior Barkley (SP)
Das 14h às 16h - Mesa-redonda: Saxofone e Bandas de Música, com os professores Robson Saquett (UFMG), Marcos Moreira (Ufal) e Paulo Amado (UFMG), com mediação de Kleber Dessoles
Das 17h às 18h - Palestra:  Empreendedorismo no Meio Digital, com o professor Elias Coutinho (PA) e mediação de Kleber Dessoles 

Dia 28 de agosto

Das 9h às 10h - Oficina com o professor Carlos Gontijo (DF), um dos saxofonistas eruditos brasileiros mais ativos no cenário nacional e internacional.
Das 11h às 12h - Oficina: Metodologia de Transcrições de Solos, com o professor Dayvisson Lima (SE)
Das 14h às 16h - Mesa-redonda: Histórias do Saxofone no Brasil: reflexões e desafios da luta decolonial, com Vinícius Macedo (RJ) e Pedro Paes (RJ)
Das 17h às 18h - Palestra: O Grande Segredo da Preparação para a Performance, com o professor Dilson Florêncio (UFPB) e mediação de Carlos Gontijo (DF)