Entretenimento

Exposição de arte em outdoor promove reflexão do momento atual do país

Projeto roda pelas 27 capitais e traz artistas de renome para este debate

Por Assessoria 26/09/2020 10h10
Exposição de arte em outdoor promove reflexão do momento atual do país
Divulgação Assessoria; Foto: Reprodução

Diante de uma pandemia que deixa transparecer de maneira ainda mais evidente a fragilidade do processo democrático brasileiro, o projeto M.A.P.A. - Modos de Ação para Propagar Arte – apresenta sua primeira edição com a mostra No Calor da Hora que tem como o objetivo de levar arte para o espaço público e provocar reflexões, acerca do caos político e social. 

27 artistas cujas poéticas derivam de múltiplos percursos - como artes visuais, cinema e literatura, entre outros -, ocupam 27 espaços de outdoor em todas as capitais do país*.  A ideia é que cada artista, a partir de sua própria prática poética, apresente um trabalho que problematize as questões urgentes do presente. Um dos fios condutores para o convite foi a diversidade tanto em termos de atuação quanto em termos de representatividade nas muitas regiões do país. “Procuramos contemplar a pluralidade da arte contemporânea em produções que abordam, em grande parte, questões ligadas à temas fundamentais do presente.   Pensando que o espaço público é também, por excelência o local da diversidade, das divergências e do debate.” afirma Patricia Wagner, curadora do projeto. 

A ideia de se valer do espaço urbano como campo para reflexão ocorre não apenas a partir da suspensão do acesso aos equipamentos culturais do país, como também da impossibilidade de manifestações coletivas em espaços públicos e a vontade de deixar a arte acessível a um público mais amplo.  O caráter descentralizado da mostra visa fortalecer um programa de deslocamento entre os artistas e seus locais habituais de fala e exibição.

A lista de artistas conta com André Komatsu, Aline Mota, Anna Costa e Silva, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, avaf, Berna Reale, Dalton Paula, Gê Viana, João Pinheiro, Karim Ainouz, Leonora de Barros, Paulo Bruscky, Paulo Nazareth, Ricardo Basbaum, Romy Pocztaruk, Santídio Pereira, Sonia Gomes, Traplev, Thiago Honório, Vera Chaves Barcellos.

A mostra está dividida em 4 ciclos, exibidas em conjunto durante 15 dias, até completar o total de 27 cidades. Simultaneamente à exibição nos outdoors, as obras também estão sendo incorporadas à plataforma virtual do projeto que pode ser acessado para mais informações: https://www.vivaprojects.org/mapa

*Em caráter de exceção, devido a Lei Cidade Limpa, em São Paulo a obra será exposta no município do Osasco.

PROJETO M.A.P.A. MODOS DE AÇÃO PARA PROPAGAR ARTE

Primeira edição: No Calor da Hora 

Data: De 31/08/2020 a 25/10/2020

Ciclo 1 (de 31/08 a 13/09): Rio Branco / Curitiba / Vitória / Salvador / Cuiabá / Brasília

Ciclo 2 (de 14/09 a 27/09): Manaus / Goiânia / São Luís / Fortaleza / Belo Horizonte / Belém / João Pessoa

Ciclo 3 (de 28/09 a 11/10): Recife / Teresina / Rio de Janeiro / Natal / Maceió / Porto Alegre / Campo Grande

Ciclo 4 (de 12/10 a 25/10) Porto Velho / Boa Vista / Florianópolis / Osasco / Aracajú / Palmas / Macapá

Site: https://www.vivaprojects.org/mapa