Entretenimento

Sesc Alagoas participa do maior circuito literário do país

No Estado, a programação contempla oficinas, palestra, mesa-redonda e performance

Por Sesc Alagoas 04/10/2020 17h05
Sesc Alagoas participa do maior circuito literário do país
Foto: divulgação.

Oficinas, palestra, mesa-redonda e performance, selecionadas por meio de curadoria nacional, e temáticas e conteúdos sugeridos pelo público alagoano. Assim, será a participação do Sesc Alagoas no maior circuito literário do País, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, a partir do dia 19.10. As atividades serão desenvolvidas por escritores e artistas de todas as regiões do Brasil.

O projeto é composto por três circuitos: Criação Literária, oficinas de diversos temas, com o propósito de estimular a prática da escrita literária; Circuito de Autores, palestras e mesas-redondas com escritores de localidades diferentes sobre os processos de produção de suas obras; Circuito de Oralidades, apresentações dos diferentes estilos da manifestação verbal literária, como slams, repentes, performances, saraus, narrações de histórias, entre outros.

O Arte da Palavra é composto por 40 artistas de 24 estados brasileiros. Os participantes são escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros. O projeto acontecia de forma presencial, entre os meses de março e dezembro. Em decorrência das medidas de segurança em relação à Covid-19, foi adaptado para o formato online e acontece entre setembro e dezembro.

As palestras, mesas-redondas e apresentações acontecerão na página do Arte da Palavra, no Facebook. Já para as oficinas, é necessário fazer inscrição. Será disponibilizado o link para o cadastro 15 dias antes do início da atividade, nas redes sociais e no site do Sesc. Foi estabelecido um limite de 25 participantes para um melhor aproveitamento. Contudo, 10 inscritos, não selecionados, irão compor a lista de espera, caso haja alguma desistência.

No cadastro, os candidatos preencherão perguntas específicas indicando o que os levou a querer participar da oficina, além de enviar uma produção textual. Também será analisado o currículo. As etapas estão descritas em ordem de prioridade. As respostas serão utilizadas como critérios para escolha dos participantes que receberão um certificado de participação equivalente a 10h.

A atividade acontecerá na plataforma Microsoft Teams, em cindo dias seguidos e inicia na segunda-feira. O Circuito de Criação Literária foi desenvolvido para atender as demandas de Maceió e de Arapiraca. Sendo assim, nas oficinas “Escrita criativa: o processo e o resultado na literatura”, com Bruno Ribeiro, e “Criação de mundos ficcionais”, com Thiago Tizzot, serão prioridade os residentes de Maceió. Já na oficina “O universo das histórias africanas”, com Keydson Costa, os residentes de Arapiraca terão prioridade.

Circuito de Criação Literária

A oficina “Escrita criativa: o processo e o resultado na literatura” será ministrada por Bruno Ribeiro, mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) e autor de “Arranhando Paredes”, “Febre de Enxofre” e “Glitter”, entre outros. O propósito do oficineiro é estimular a escrita criativa, por meio da invenção e desconstrução do texto ficcional, com o apoio da teoria e da prática do texto criativo.

Thiago Tizzot, um dos fundadores da revista Arte e Letra, especializada em publicação de livros raros, realizará a oficina “Criação de mundos ficcionais”. Por meio da criação de um mundo ficcional, Tizzot vai trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama.

A oficina “O universo das histórias africanas” propõe a análise poética e divertida do universo imaginário afro-brasileiro e africano. Keydson Costa, professor de Ensino Religioso e contador de histórias, irá discutir sobre a temática em diversos espaços. Em casa, escola, trabalho, entre outros. Além disso, pretende dialogar sobre como a cultura africana é abordada nas redes sociais.

De Autores e de Oralidades

A palestra intitulada “A literatura em tempos atuais: importância e desafios” será realizada por Rogério Pereira, autor de “Na escuridão, amanhã, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2014. O palestrante abordará o processo criativo da escrita e sua experiência pessoal como escritor. Ele utilizará sua obra “Na escuridão, amanhã” como ponto de partida.

Cristiano Baldi, autor de “Correr com rinocerontes” e professor das graduações em Letras e Escrita Criativa, e Carlos Eduardo Pereira, autor de “Enquanto os dentes”, realizarão a mesa-redonda “A literatura e a cidade”. A partir do relato do processo criativo literário de seus livros, vão levantar discussões sobre a escrita criativa e o processo de desenvolvimento de uma obra literária.

A poeta e professora Débora Arruda trará para o público alagoano uma performance inspirada nos poemas de seu livro “Coração Despovoado”. A apresentação acontecerá por meio da poesia falada, spoken word, em formato de sarau. Acompanhe a programação completa de Alagoas abaixo.

Serviço

Circuito de Criação Literária 

• Oficina: “Escrita criativa: o processo e o resultado na literatura”, com Bruno Ribeiro (PB)

Início: 19.10.2020 | término: 23.10

Horário: 20h

• Oficina: “Criação de mundos ficcionais”, com Thiago Tizzot (PR).

Início: 09.11 | término: 13.11

Horário: 20h

• Oficina: “O universo das histórias africanas”, com Keydson Costa (PA).

Início: 07.12 | término: 11.12

Horário: 20h

Circuito de Autores

• Palestra: “A literatura em tempos atuais: importância e desafios”, com Rogério Pereira (PR).

Data: 16.11

Horário: 20h

• Mesa-redonda: “A literatura e a cidade”, com Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ).

Data: 01.12

Horário: 20h

Circuito de Oralidades

• Performance: “Coração Despovoado”, com Débora Arruda (SE).

Data: 02.12

Horário: 20h