Entretenimento

Após década de pausa, banda Maqiavel se apresentará no Teatro Deodoro é o Maior Barato

Por Redação com Assessoria 10/11/2020 17h05
Após década de pausa, banda Maqiavel se apresentará no Teatro Deodoro é o Maior Barato

A Maqiavel foi formada em 2004 a proposta de apresentar música autoral alagoana. Após dez anos de pausa, a banda estará no próximo vídeo do Teatro Deodoro é o Maior Barato Edição Especial nesta terça-feira (10/11). A apresentação pode ser assistida através deste link.

O grupo, composto por Márcio Maqiavel (voz e piano), Bruno Queiroz (guitarra), Bruno Ribeiro (baixo), Victor Lyra (violões) e Ivalter Jr. (bateria), apresentará a música O Caixante Viajeiro, de Márcio Maqiavel, na gravação. A produção é de Carlota Mendes e Robério Cesara e a mixagem e masterização de áudio são de Jair Donato. 

“A Maqiavel era uma banda feita para acabar, tinha um ciclo a cumprir, já que todo mundo tinha uma atividade paralela, na qual tinha sucesso. Todos se davam muito bem e isso significava o fim da banda. Esse ciclo chegou ao fim em 2010, a banda acabou, mas a amizade continuou. Nós somos padrinhos de casamento e de filhos um do outro”, conta Márcio Maqiavel no vídeo.  

Pensando no retorno, além da gravação de um novo álbum, a banda se inscreveu no edital da 21ª edição do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato e foi selecionada. O show O Caixante Viajeiro, que seria apresentado em 01/07, foi adiado para 2021, assim como toda a programação do projeto, em comum acordo com os artistas, por causa da pandemia da Covid-19.

 Em contrapartida, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) está realizando uma edição especial online do TDMB com a exibição de 13 vídeos dos contemplados no edital, de 01/10 a 12/11, no canal do Youtube do Teatro Deodoro. Um pouco do trabalho da Maqiavel pode ser conferido na série de vídeos. 

A banda

No início, o repertório da banda era de versões e covers de outros artistas, o que levou, rapidamente, a preencher um calendário rigoroso de apresentações. Em poucos meses, já havia se apresentado nos principais palcos de Maceió, Recife e Aracaju, além de algumas cidades do interior de Alagoas, incluindo aberturas de shows de Natiruts e Cidade Negra, mas o objetivo era lançar trabalhos autorais.

Então, veio uma demo, produzida pela própria banda, com as canções “Sandra Maldita”, que batizava a obra, “O Caixante Viajeiro” e “Prece A 7 Palmos” – todas de autoria de Márcio Jr. A demo tocou em algumas rádios de Maceió (Educativa e Pajuçara), entrou na seleção de artistas promissores da Bienal do Livro de Pernambuco, e deu à banda o primeiro lugar no Femusesc, de 2006, com “Sandra Maldita”.

Então, entre 2006 e 2010, a banda consolidou-se, realizou show e chegou a ganhar prêmios, mas decidiu parar por conta de projetos pessoais dos integrantes.

Nos últimos dez anos, a amizade se manteve. Até que surgiu a ideia de lançar um disco. As gravações começaram em 2018, e terminaram em 2020. O resultado é o projeto “O Caixante Viajeiro” com o intuito de reafirmar a história de outrora e contar novas histórias.

Nesta mesma data de estreia da Maqiavel no Teatro Deodoro é o Maior Barato Edição Especial, a banda lança o álbum “O Caixante Viajeiro”, nas plataformas digitais do grupo.

O novo álbum

“O Caixante Viajeiro” é composto por composições antigas e atuais da banda, de autoria de Márcio Jr., solos de Bruno Queiroz, linhas de baixo do Bruno Ribeiro e tambores de Rodrigo Caires. Em sua produção, os integrantes da banda se dividiram nas tarefas para seguir a linha do “faça isso você mesmo”, mas também contaram com reforços e parcerias.

O disco fala dos heróis dos músicos, de Beatles a Roberto, de Led a Raul, de Guns a Paralamas, de Hermanos a Muse, de Mopho a Wado, sem deixar de fora a trilogia roqueira de Caetano, a profundidade de Gil e a palavra de Chico Buarque.