Entretenimento

Últimos dias para inscrição na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Por Ascom 12/11/2020 11h11
Últimos dias para inscrição na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano
Foto: Ascom

Responsável por uma importante parcela de contribuição no crescimento do cenário local, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano tem o papel de apresentar ao público muitas das obras que depois serão vistas por todo o país. 

Não será diferente 2020. O tradicional evento lançou convocatória para as inscrições de sua 11ª edição, e está nos últimos dias desta etapa de seleção dos filmes. Esta edição precisou se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia, porém sem perder a capacidade de projetar os filmes e promover discussões sobre a cultura de Alagoas.       

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.mostrasururu.com.br, segundo os critérios do regulamento desta edição. De  forma excepcional, em 2020 a mostra competitiva da Sururu irá selecionar filmes em diálogo com o momento atual vivido pelo mundo. 

o texto do regulamento, que está disponível no site, do evento, traz uma justificativa para o recorte temático: “Neste ano, convocamos os filmes “pandêmicos” feitos durante o isolamento e que reflitam sobre a situação mundial em que a Covid-19 nos colocou. A emergência de uma pandemia nunca antes vivida por nós nestas proporções provocou e tem provocado os artistas do audiovisual a elaborarem essa experiência de diferentes e interessantes formas. Em meio à sensação de fim do mundo, angústias, incertezas, crises sanitária, econômica e política, o audiovisual tornou-se alimento poético de resistência e saúde mental. A proposta da mostra competitiva deste ano é provocar os realizadores a inscreverem os filmes que dialoguem com este momento do mundo”.

Segundo Amanda Môa, que integra a equipe de produtoras da Sururu, a novidade dessa edição, além de ser completamente on-line, traz uma mostra competitiva especial de filmes produzidos durante a quarentena. “As categorias de premiação também foram modificadas de forma que contemple o formato de produção em condições de isolamento social”.

QUEM PODE PARTICIPAR

Mostra Oficial - Filmes do Fim do Mundo - Podem se inscrever para participar da Mostra Oficial, em caráter competitivo, os filmes que retratam este ano e a vivência do audiovisual durante o período do isolamento social. Filmes isolados, pandêmicos, apocalípticos, amadores, profissionais, experimentais e que dialoguem com 2020. 

Mostras Especiais - Podem se inscrever para participar das Mostras Especiais filmes realizados no período 2019–2020 que não abordem situações pandêmicas em suas narrativas e técnicas, mas que poderão ser exibidos dentro da edição online e especial da Mostra Sururu em 2020.