Entretenimento

Globo de Ouro 2021 tem recorde de mulheres indicadas para melhor direção

Pela primeira vez na história da premiação, três diretoras concorrem na categoria

Por Redação com G1 04/02/2021 12h12
Globo de Ouro 2021 tem recorde de mulheres indicadas para melhor direção
Foto: Reprodução

Emerald Fennell, Regina King e Chloé Zhao fizeram história no Globo de Ouro deste ano. Esta é a primeira vez que mais de uma mulher é indicada à categoria de Melhor Direção na premiação dedicada ao cinema e à TV.
 
As três vão concorrer com David Fincher e Aaron Sorkin. O Globo de Ouro anunciou na quarta-feira (3) os indicados à sua 78ª edição. 2015 foi o último ano em que uma mulher foi indicada nesta categoria, quando Ava DuVernay concorreu pelo filme "Selma", mas perdeu para Richard Linklater ("Boyhood").
 
Em toda a história do prêmio, apenas oito mulheres concorreram a melhor direção:

Barbra Streisand - "Yentl" (1984) e "O Príncipe das Marés" (1992)

Jane Campion - "O Piano” (1994)

Sofia Coppola - "Encontros e desencontros" (2004)

Kathryn Bigelow - "A hora mais escura" (2013) e "Guerra ao terror" (2010)

Ava DuVernay - "Selma" (2015)

Emerald Fennell — "Bela Vingança" (2021)

Regina King — "Uma noite em Miami..." (2021)

Chloé Zhao — "Nomadland (2021)

 Barbra Streisand foi a única a vencer o prêmio, por "Yentl". Ela dirigiu, protagonizou, coescreveu e coproduziu o filme sobre uma menina judia que se disfarça de menino para entrar no treinamento religioso. Streisand concorreu com Bruce Beresford, Ingmar Bergman, James L. Brooks e Mike Nichols.

Globo de ouro 2021
 
Promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original), a cerimônia com o anúncio dos vencedores vai acontecer no dia 28 de fevereiro.
 
Durante o evento, Jane Fonda receberá um prêmio pelo conjunto da obra, uma homenagem a uma carreira de cerca de 60 anos no cinema, na televisão e na linha de frente das questões sociais.
 
Tina Fey e Amy Poehler serão as apresentadoras do Globo de Ouro. A dupla de comediantes vai repetir a parceria de 2013 a 2015, quando comandaram a premiação.