Agro

Cooperativa Pindorama lança melaço em pó

O melaço é um subproduto da cana, extraído durante o processo de refinamento

Por Assessoria 13/05/2020 09h09
Cooperativa Pindorama lança melaço em pó
Divulgação

Sempre em busca da inovação, a Cooperativa Pindorama, localizada no município de Coruripe, lança um novo produto na sua linha industrial, o melaço em pó, abrindo um novo nicho de mercado dentro do setor agropecuário e também industrial, além de se tornar a única empresade todo o país a industrializar o produto.

O melaço é um subproduto líquido da cana-de-açúcar, extraído durante o processo de refinamento, sendo uma fonte rica de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre.

“Além de ter o mercado de alimentação animal, o melaço em pó também tem uma destinação também para a indústria na parte de siderurgia e de cerâmica, entre outros segmentos. É um produto estratégico, abrindo portas para um mercado considerado de grande interesse por parte da Cooperativa. Somos a única usina do Brasil a produzir o melaço em pó. Há cerca de cinco anos existia em São Paulo a usina Santa Eliza, mas que diante da crise parou com essa operação. Então, resolvemos buscar esse conhecimento”, afirmou o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.

Em Pindorama, a produção do melaço em pó é feita na fábrica de levedura da própria cooperativa, onde é feito a secagem do produto.

Neste momento, além do melaço em pó, a Cooperativa também lançou, este ano, outros produtos, a exemplo do álcool 70% na versão gel e líquida, além da Cocada Pindorama, para atender a demanda do mercado de produtos alimentícios.

“Com isso, contamos hoje com um portfólio formado por 67 itens. Não tivemos esse ano o lançamento dos produtos durante a festividade de 1º de Maio. Mas, assim que passar essa pandemia vamos fazer uma grande festa para mostrar ao nosso público estes novos produtos”, anunciou Klécio Santos, lembrando que, além destes novos negócios, outros empreendimentos estão sendo implementados pela cooperativa, localizada na região do litoral sul de Alagoas.

Novidade

Segundo o gerente comercial de Pindorama, Daniel Lavenere, com uma linha variada de produtos para a nutrição animal, a exemplo do óleo de coco para cavalos, leveduras em pó de cana inativa e de cerveja, além do melaço já comercializado em bombonas de 20 litros, o melaço disponibilizado na versão em pó surge como uma grade novidade no mercado. “É um produto único, que Pindorama começa a lançar a nível estadual para toda a nossa comunidade agropecuária e seus segmentos. É um produto diferenciado e temos a certeza que será mais um caso de sucesso da Cooperativa Pindorama”, declarou.

Segundo ele, com o produto em pó, toda a logística de manuseio se torna mais prática e eficiente. “Não resta dúvida que o melaço em pó chega para fazer história por ser um produto diferenciado, sendo comercializado em sacos de 25 kg, ofertando ainda uma boa higienização para que for manusear, além de oferecer uma rentabilidade bem maior que o próprio melaço líquido. Neste sentido, ele conta com uma série de vantagens na questão logística e também nutricional para os animais”, reforçou o gerente, lembrando que o melaço em pó é um produto que tem um grande destaque nutricional e que vai fazer a diferença no consumo por parte dos animais.