Agro

Beneficiários e produtores já podem contar com o novo Sistema do Programa do Leite

Objetivo é aperfeiçoar e melhorar ainda mais a entrega de leite no Estado

Por Ascom Seagri 14/07/2020 18h06
Beneficiários e produtores já podem contar com o novo Sistema do Programa do Leite
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) apresentou o novo sistema do Programa do Leite em Alagoas. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de diminuir a burocracia, reduzir o excesso de documentos físicos e assegurar que o leite seja entregue com rapidez ao beneficiário. Sendo uma forma bastante eficaz para facilitar o acesso ao programa e levar ainda mais transparência para a população.

Aliado com a tecnologia para gerar melhores resultados, o novo sistema implementado pela gestão da Seagri (2020) foi apresentado para toda a população em uma Live com a participação direta de cooperativas, prefeituras, instituições e fornecedores. O sistema será utilizado pelas cooperativas fornecedoras e pelos pontos de distribuição das entidades beneficiárias do programa.

Para facilitar a entrega, os participantes que estejam cadastrados no CadÚnico e tiverem o perfil do Programa Bolsa Família poderão receber o leite nos pontos de distribuição. A prioridade é para idosos, gestantes e crianças. Atualmente, o Estado de Alagoas conta com 670 pontos de distribuição. Como nova medida, o responsável pela entidade distribuidora deverá informar ao sistema a quantidade de leite distribuída para cada participante e relatar se o usuário está com seu Número de Identificação Social (NIS), cadastro de cidadãos que têm direito a participar de Programas Sociais instituídos pelo Governo Federal.

As cooperativas irão ter acesso a base de dados da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é o documento que identifica o produtor familiar e é necessário para que esse agricultor tenha acesso às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais. “O aplicativo irá funcionar muito bem, principalmente na relação com o beneficiário. O recadastramento vai ajudar realmente quem precisa ser beneficiado. É um sistema que vem a somar muito com o Programa do Leite em Alagoas. Com isso, vamos conseguir manter o programa satisfatório para todos e sempre estar renovando nossa base de dados. Mantendo a transparência, que é uma das nossas prioridades”, ressaltou Gustavo Ramos, Diretor Técnico da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

O Programa do Leite foi criado em 2002 e colabora com 9 estados brasileiros. Em Alagoas, a iniciativa ajudou mais de 80 mil famílias. Para Alice dos Santos, beneficiária do programa e moradora do Jacintinho, o leite é uma grande ajuda na alimentação da família. “Eu tenho uma mãe de 69 anos e uma criança de 5 anos que depende do leite que recebemos através do Programa do Leite, da Seagri. O dinheiro que eu gastava comprando leite para alimentar minha família, compro outros mantimentos que precisamos; então eu parabenizo a secretaria pelas melhorias com esse sistema. Eu como beneficiária só tenho a agradecer”, disse.

Na ocasião, o coordenador do Programa do Leite, Dennis Calheiros, falou sobre a importância da ferramenta para os produtores, principalmente os que fazem parte da agricultura familiar. É um programa de muita importância, que atende cerca 80 mil alagoanos e ajuda 2.400 produtores. Precisa de uma ferramenta que possua uma maior eficácia e transparência em todo o processo, desde a entrega do leite do produtor às cooperativas, até a entrega do leite aos beneficiários finais. Tenho certeza que servirá de modelo para outros Estados”, finalizou.

O encontrou foi realizado respeitando todas as medidas de segurança contra a Covid-19.