Agro

Agricultores familiares acreditam que Programa do Leite será retomado em AL

Por Assessoria 18/07/2020 15h03
Agricultores familiares acreditam que Programa do Leite será retomado em AL
Programa precisou de pausa para ajustes necessários. Foto: reprodução.

O Programa do Leite (PAA-Leite) deu uma pausa, uma parada para ajustes necessários, processo que inclui a implantação de um novo sistema de gestão, que promete reduzir a burocracia e dar mais agilidade a distribuição do leite.

As cooperativas e associações, que representam os agricultores familiares que participam do programa, acreditam que o convênio PAA-Leite, renovado entre a Secretaria de Estado da Agricultura de Alagoas e o Ministério da Cidadania, até março de 2021, será retomado o mais rapidamente possível.

As cooperativas e associações confiam, mais uma vez, no compromisso do Governo de Alagoas, em especial do governador Renan Filho, que ao longo de mais de cinco anos de gestão sempre assegurou os recursos necessários para a continuidade do Programa do Leite, mesmo quando houve atrasos ou interrupção das verbas federais.

A retomada do Programa do Leite é fundamental para assegurar a manutenção de mais de três mil agricultores familiares no campo, com qualidade de vida e dignidade. E é também essencial para assegurar uma nutrição adequada a 80 mil beneficiários nos 102 municípios alagoanos. São crianças, gestantes, nutrizes e idosos, que encontram no leite uma alimentação saudável e nutritiva.

Em Alagoas, o Programa do Leite é executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, com a participação de seis cooperativas (CPLA, Pindorama, Coopaz, Cafisa, Aagra e Coopevale), 72 associações de produtores de leites e mais mil instituições públicas ou filantrópicas responsáveis pela entrega de leite aos beneficiários.

Com um forte controle social, o Programa do Leite é a ação do Governo do Estado, em parceria o Governo Federal, de maior capilaridade, com presença em todas as regiões e em todos os bairros e comunidades de grandes cidades, a exemplo de Maceió, onde a entrega do leite é feita em cerca de 670 pontos.
Com forte presença no campo e na cidade, o Programa do Leite é também a maior ação de inclusão social e produtiva do Estado de Alagoas, promovendo a distribuição de renda, movimentando a economia e funcionando ainda como um importante regulador de toda a cadeia produtiva do leite.

O governador Renan Filho conhece o Programa do Leite e sabe que é essencial que ele continue, gerando emprego, distribuindo renda e levando um alimento saudável para as pessoas que mais precisam.

As cooperativas e associações, que participam do Programa do Leite, acreditam, mais uma vez, em Renan Filho. O governador já assegurou que não faltarão recursos para a manutenção do programa em Alagoas. Estamos prontos para, juntos com o Governo de Alagoas e o Governo Federal, retomar a distribuição do leite, que é essencial para a vida de milhares e milhares de alagoanos.

  • Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA)
  • Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa)
  • Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA)
  • Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Paraíba (Coopevale)
  • Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama Ltda (Pindorama)
  • Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas(Coopaz)