Rural

Assistência técnica da CPLA reforça qualidade do leite


Fonte: Assessoria

28/07/2020 14h45

A equipe técnica da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) não para o trabalho de assistência técnica no campo junto ao agricultor familiar alagoano. Neste sentido, uma das principais ações está no controle de qualidade do leite.

Análises mensais são colhidas e enviadas para a Clínica do Leite, laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e localizado no município de Piracicaba, em São Paulo.

As análises têm a finalidade de atestar a qualidade do leite, obedecendo as diretrizes contidas nas Instruções Normativas (IN) 76 e 77 de 2018 do Ministério da Agricultura.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria, enquanto na IN 77 define os critérios para a obtenção de um leite de qualidade e seguro para o consumidor, além de englobar, desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, brucelose e tuberculose.



Compartilhe