Agro

Santo Antônio inicia safra em setembro

Com a chegada do mês de agosto as usinas se preparam para dar início à nova safra da cana-de-açúcar em Alagoas

Por Assessoria 06/08/2020 15h03
Santo Antônio inicia safra em setembro
Imagem Ilustrativa; Foto: Reprodução

Com a chegada do mês de agosto as usinas se preparam para dar início à nova safra da cana-de-açúcar em Alagoas. De acordo com estimativas do departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), deverão ser processadas, no ciclo 20/21, aproximadamente, 18 milhões de toneladas de cana.

Neste cenário, a Central Açucareira Santo Antônio, formada pelas usinas Santo Antônio e Camaragibe, informou que só iniciará a moagem em setembro. “Nos últimos anos começávamos a moagem em agosto. Mas, como a cana de início de safra está curta, vamos moer apenas em setembro”, afirmou o diretor Agrícola da central, Marcos Maranhão.

Segundo ele, com a escassez de chuvas que ocorreu no período de setembro do ano passado até janeiro desse ano, onde foi registrada uma precipitação pluviométrica de apenas 118 milímetros, a cana teve o desenvolvimento atrapalhado, além de ter ocorrido perdas de socaria. “Só a partir de fevereiro que houve uma melhora no tempo e começou a chover bem”, ressaltou.

De acordo com o diretor da usina, a safra para a Santo Antônio – localizada no município de São Luiz do Quitunde – começa no dia 1º de setembro, enquanto para a filial Camaragibe – situada em Matiz do Camaragibe – a moagem tem início programado para o dia 08 de setembro.

“Devemos repetir a mesma quantidade de cana da safra passada, onde as duas unidades juntas processaram 2,7 milhões de toneladas de cana. Mas, se o verão ajudar e for normal – tendo chuvas na média – poderemos ter uma safra melhor”, informou Maranhão.