Agro

Presidente da Asplana debate ações sustentáveis do setor canavieiro

Edgar Filho participou de live com ministra da Agricultura

Por Assessoria 11/08/2020 15h03
Presidente da Asplana debate ações sustentáveis do setor canavieiro
Presidente da Asplana, Edgar Filho, em live com ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Foto: assessoria.

O presidente da Asplana, Edgar Filho, participou de uma live com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e com o governador do Estado, Renan Filho, onde debateu a importância das ações sustentáveis para o desenvolvimento do setor sucroenergético em Alagoas.

No encontro virtual, que contou ainda com a participação de representes das usinas, foram apresentadas as dificuldades enfrentadas pelos fornecedores de cana e pelas unidades industriais do Estado, além de ter sido abordada a necessidade de políticas públicas voltadas para o setor, a exemplo de linhas de crédito e da subvenção.

“Foi uma reunião muito importante. Conseguimos ter essa linha direta com a ministra, onde relatamos todos os nossos problemas. Contamos desde a redução da safra de 26 milhões para 13 milhões de toneladas de cana, até a questão da seca e das dificuldades de pagamentos por parte das usinas por conta de uma política errada do governo Dilma”, afirmou o dirigente do setor.

Segundo ele, na oportunidade, Tereza Cristina ressaltou a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do setor canavieiro. “E neste sentido, destacamos que seria interessante, por exemplo, uma linha crédito, junto ao BNB, com juros baixos, para irrigação. Essa ação poderia tornar o setor em Alagoas mais sustentável, ampliando a produtividade de toneladas de cana por hectare. Foi uma pauta que agradou muito a ministra”, afirmou.

Segundo Edgar Filho, Tereza Cristina, após a reunião, ficou de repassar, posteriormente, uma resposta do governo federal quanto aos pleitos apresentados pelas entidades que representam o setor canavieiro alagoano.