Agro

Mega Touros SMP vai garantir qualidade do reprodutor ao novo rebanho

Pecuarista deve priorizar compra de animais avaliados para melhorar a genética

Por Assessoria 24/09/2020 15h03
Mega Touros SMP vai garantir qualidade do reprodutor ao novo rebanho
Foto: assessoria.

Saber o potencial de cada reprodutor  e o quanto ele pode oferecer em melhoramento genético na hora de trabalhar  o rebanho.  O uso correto de Diferenças Esperadas das Progênies (DEP's) leva o pecuarista a tomar decisões que  vão impactar direto na lucratividade e podem  comprometer a genética do rebanho por anos. 
 
Além de conhecer seu  rebanho de vacas,  segundo o médico veterinário do Nelore SMP, Arthur Rebelo,  na hora de de selecionar o touro para melhorar a genética,  o pecuarista deve priorizar a compra de animais avaliados. "Utilizar essa ferramenta significa interpretar o que esperar dos filhos desse reprodutor. São comparações baseadas na genética que vão estimar o valor genético dos filhos aliados aos efeitos do ambiente e manejo",   constatou Rebelo. 
 
A vantagem de adquirir touros melhoradores  com avaliações positivas oriundas de programas de melhoramento genético é garantir maior progresso genético ao rebanho sem o uso de técnicas sofisticadas como a clonagem ou marcadores genéticos. "O melhoramento continuará sendo a grande vantagem oferecida ao mercado, com o uso das informações fenotípicas e de pedigree como ferramentas poderosas para comprovar a aptidão de produção de carne",  salientou o veterinário. 
 
Todo cuidado é pouco na hora de escolher um fornecedor de touros. Uma das oportunidades para  encontrar genética de alto nível, o 2º Mega Touros, é dica do  veterinário  Arthur Rebelo para adquirir  machos nelore capazes de proporcionar a qualidade do reprodutor ao novo rebanho. Serão  comercializados 150 touros nelore PO, criados à campo, trazendo o diferencial da genética, precocidade e rusticidade. O evento acontece domingo, 4 de outubro, em edição virtual, a partir das 14h.  A transmissão será pelo site da Agreste Leilões (www.agresteleiloes.com.br).