Agro

ACA dá o pontapé na Expoagro 2020

Exposição foi lançada durante o Encontro dos Pecuaristas de Alagoas

Por Assessoria 29/09/2020 08h08
ACA dá o pontapé na Expoagro 2020
Lançamento da 70º edição da Expoagro. Foto: assessoria.

Presente em diversos momentos da história dos alagoanos, a Exposição Agropecuária de Derivados de Alagoas (Expoagro AL) terá suas atividades mantidas em 2020, seguindo, rigorosamente, um série de medidas preventivas à Covid-19. A exposição foi lançada nessa segunda-feira (28) pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), durante o Encontro de Pecuaristas de Alagoas (EPA), no Parque da Pecuária em Maceió.

O presidente da ACA, Domicio Silva, junto com representantes de instituições parceiras como o Sebrae/AL, Secretaria de Agricultura de Alagoas (Seagri/AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), deram a largada nas atividades de 2020. A solenidade destacou a força do agronegócio e a importância do setor para manter os níveis de segurança alimentar positivo no Brasil.

"Dado o reconhecimento da força desse setor, e da importância da genética do rebanho alagoano, a exposição vem como vetor que acrescenta ainda mais modernidade, inovação e desenvolvimento desses produtos. A Expoagro é um grande centro comercial a céu aberto portando temos um compromisso com a economia e atividade de diversas cadeias produtivas", disse o líder dos pecuaristas , Domicio Silva.

Na oportunidade, diante de pecuaristas e profissionais do setor produtivo, o presidente da ACA anunciou as medidas e atividades que serão mantidas no Parque da Pecuária. “Respeitando a necessidade por cuidados sociais, com muita responsabilidade, a Expoagro terá uma programação adequada à nova realidade com eventos digitais, com transmissão em tempo real dos leilões e demais atividades para que todos produtores rurais prestigiem o evento sem nenhum prejuízo nos negócios”, antecipou Domicio.

Programação

A programação técnica da Expoagro vai incluir julgamentos, shopping de animais, standes de produtos e serviços e o Encontro da Pecuária de Corte (Encorte); A Mega Leite Nordeste e a Copa Nacional Santa Inês vão trazer animais de fora do Estado para etapas de provas. No entretenimento, fazendinha, praça de alimentação e exposição das raças serão ponto de diversão para as famílias.

O calendário de leilões também está mantido na Exposição. Os Irmãos Barros Correia abrem a bateria de leilões, com evento presencial na Fazenda Recanto, no sábado 24 de outubro. No total, serão 12 dias de evento, sendo os demais no formato virtual.

Adequação ao novo normal

As regras sanitárias da 70º Expoagro/AL seguirão às normas técnicas impostas pela Adeal. As medidas para circulação de pessoas devem atender o uso de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura e tapetes sanitizantes, além de limpezas constante das superfícies. Veículos de visitantes passarão por uma sanitização antes de adentrar ao Parque. Já o transporte de animais será reforçado por meio das normas específicas de biossegurança.