Agro

Safra 20/21 já está com todas as usinas alagoanas em operação

Previsão é que sejam processadas 18 milhões de toneladas de cana

Por Assessoria 30/09/2020 10h10
Safra 20/21 já está com todas as usinas alagoanas em operação
Imagem Ilustrativa; Foto: Reprodução

Iniciada na segunda quinzena de agosto, a safra 20/21 conta, a partir dessa sexta-feira, dia 25 de setembro, com todas as unidades industriais do setor sucroenergético alagoano em pleno funcionamento.

De acordo com dados do departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), a última usina a entrar em operação neste ciclo foi a Sumaúma.

A previsão para a safra é que sejam processadas 18 milhões de toneladas de cana, podendo variar de acordo com o comportamento das chuvas no Estado.

Neste ciclo 20/21, iniciado pela usina Pindorama, todas as unidades optaram por começar a moagem no mês de setembro.

Para esta safra, a previsão é que as usinas processem mais de 9,9 milhões de toneladas de cana própria. Enquanto isso, os fornecedores deverão moer pouco mais de 6,4 milhões de toneladas, além de 1,6 milhão de toneladas de cana de outras fontes produtoras.

Com isso, em comparação a safra 19/20, quando foram esmagadas 16,9 milhões de toneladas de cana, é esperado um crescimento de 6,4% nesta nova moagem da cana em Alagoas.

Em relação a produção de açúcar, a expectativa é que sejam produzidos 1,5 milhão de toneladas, sendo pouco mais de um milhão do tipo VHP e mais de 454 mil toneladas do cristal.

Já no item etanol, a produção estimada é de 471 milhões de litros. Deste total, mais de 233 milhões de litros são do tipo anidro e mais de 237 milhões do hidratado.