Agro

Rebanho Varrela tem a chancela de programas de melhoramento

Programas de melhoramento são desenvolvidos pela Universidade de São Paulo

Por Assessoria 08/10/2020 08h08
Rebanho Varrela tem a chancela de programas de melhoramento
Foto: assessoria.

Com a função de mapear e avaliar as características dos bovinos, os programas de melhoramento adotados pela Varrela Agropecuária aceleraram o trabalho de seleção por indivíduos superiores e portadores das características desejáveis da raça, a exemplo de capacidade de ganho de peso,  fertilidade e habilidade materna.

O rebanho é submetido aos índices de programas do Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ)  e Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores  (ANCP), que é desenvolvido pela Universidade de São Paulo. Com o auxílio da tecnologia, a Varrela garimpa os melhores indivíduos desde cedo, buscando  os talentos para contribuir com a  precocidade sexual, conformação e produção de  fêmeas de boa precocidade sexual. Também são características de  impacto para seleção: o peso ao desmame , eficiência maternal, peso ao sobreano, a capacidade da fêmea  permanecer no rebanho, DEPs  para acabamento de carcaça, área de olho de lombo e marmoreio.

  Segundo o veterinário Fred Andrade,  a marca tem avançado mais rápido na localização de animais superiores. “A finalidade maior é produzir animais de melhor qualidade, que apresentem melhores resultados e eficiência. Desse modo,  temos formado o modelo de animal precoce e provado com a marca da Fazenda”, explicou.

 Na hora da comercialização, as avaliações são determinantes para o mercado, pois  são oferecidos animais comprovados, capazes de impor melhorias ao rebanho. “Animais comprovados levam ao cliente bezerros futuros reprodutores e a possibilidade dele produzir uma filha superprecoce é grande. Isso é uma característica funcional que pode ser detectada pelo acompanhamento do programa”, acrescentou Andrade.  

O resultado da seleção Varrela por meio dos programas de melhoramento genético  poderão ser conferidos no Leilão Virtual Varrela Reprodutores, no próximo dia 17, às 12h.  O remate preparou uma seleção especial de 70 reprodutores PO, fêmeas prenhas e paridas; fêmeas comerciais e bezerros e bezerras.  O remate também vai comercializar semên dos touros Echelon e Dardo do Varrela.  
 
Serviço

Leilão Varrela Produção - edição digital 
Data: 17/10/2020
Hora: 13h 
Transmissão ao vivo pelo Canal do Criador 
Informações: Fred Andrade - (82) 99987-1150