Agro

Junqueiro será beneficiada com kits de irrigação por gotejamento

Ação da Codevasf terá investimento de R$ 1,1 milhão e beneficiará 22 localidades

Por Redação com Ascom/Codevasf 13/11/2020 18h06
Junqueiro será beneficiada com kits de irrigação por gotejamento
Sistema de irrigação por gotejamento | Foto: reprodução

Comunidades rurais do município de Junqueiro, agreste alagoano, serão contemplados pelo sistema de irrigação por gotejamento através dos kits de irrigação entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os novos investimentos somam R$ 1,1 milhão, e por conta deles, a cidade está pronta para fazer parte da Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Ao todo, 22 comunidades serão beneficiadas, sendo elas: Chã do Meio, Riachão, Chã do Limeira, Brejo do Boi, Ingá, Tucum, Buraco D'Água; Atoleiro, Grujau, Corda de Areia, Chapéu do Sol, Guariba, Palmeirinha, Chã da Ponte, Retiro, Camadanta, Chã do Brejo, Olho D'Água, Pau Dentro, Sucupira, São Benedito e Canduru. Atualmente, os produtores dessas áreas cultivam abóbora, batata doce, feijão de corda, inhame, macaxeira e milho.

Segundo Napoleão Casado, diretor da Codevasf, os benefícios melhorarão a qualidade de vida dos produtores e também vai impulsionar a economia. 

“Projetamos que o principal benefício para os produtores do município de Junqueiro seja a sustentabilidade produtiva proporcionada pelo aceso à tecnologia de irrigação por gotejamento. Com isso, dezenas de famílias serão beneficiadas com um incremento na renda média, o que deve dinamizar a economia local. É um compromisso do Governo Federal, por meio a Codevasf, para o desenvolvimento regional de Junqueiro e da bacia hidrográfica do rio Piauí”, disse Casado.

A previsão para entrega dos kits é até o mês de dezembro deste ano. Enquanto isso, as famílias serão cadastradas e receberão um acompanhamento para implantação do equipamento.