Agro

Diário Oficial publica índice de risco climático para o plantio de soja em Alagoas

Órgão divulgou o zoneamento para Alagoas, Amapá, Roraima e Sergipe

Por Redação com Mapa 16/11/2020 20h08
Diário Oficial publica índice de risco climático para o plantio de soja em Alagoas
Foto: Embrapa

Recentemente, o Diário Oficial da União publicou as portarias 370, 371, 372 e 373, contendo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para a cultura da soja nos estados de Alagoas, do Amapá, de Roraima e de Sergipe.

O plantio tem início para meados de abril em Alagoas, Roraima e Sergipe e a partir do dia 20 de março no Amapá. A época é inversa ao recomendado em outras regiões produtoras do país.

Devido ao potencial de produção de soja, e Sergipe se destacam como uma nova fronteira produtiva. Esse novo Zarc foi renovado para a safra que será semeada em 2021, tornando possível a indicação dos períodos em condições de baixo risco climático e também os grãos que foram melhorados para se adaptar às regiões.

Já para a região do Amapá e Roraima, o Zarc também seguiu foi feito respeitando as áreas sem florestas, de cerrado e desmatamento até 2008, para assim indicar os períodos de baixo risco climático e do plantio adaptado.

As áreas classificadas como as que podem ocorrer o plantio foram verificadas pela Embrapa com base no Projeto Prodes (monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal).