Agro

Costureiras são capacitadas pelo Programa Mulheres em Campo

Programa ajuda a desenvolver competências de empreendedorismo e gestão

Por Gazeta Rural com Senar AL 25/11/2020 17h05
Costureiras são capacitadas pelo Programa Mulheres em Campo
Foto: Senar AL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – está capacitando costureiras do município de Craíbas, no agreste do estado, por meio do Programa Mulheres em Campo. Oferecido numa parceria com a Prefeitura de Craíbas, o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

“O programa conscientiza essas mulheres para que elas tenham o próprio negócio. As alunas aprendem a vender produtos de qualidade, lidar com o cliente,contabilizar as despesas e os lucros para ter a própria renda”, destaca a instrutora do Senar Alagoas, Cícera Nascimento.

Aos 56 anos, a costureira Maria Gorete Gomes da Silva diz que o curso agregou muitos conhecimentos. “Aprendi a fazer planejamento, diferenciar produtos, calcular preços. Isso é a base de tudo. Pretendo colocar meu negócio e, como já faço costura para fora, o Programa Mulheres em Campo me ajuda a saber como administrar e desenvolver o meu trabalho, a ampliar a visão para o futuro”, diz.

Talvanea Rocha dos Santos, 34, já vislumbra a ampliação da atividade. “Tenho um certo cantinho em casa para fazer as costuras e o momento agora é de ver onde estão os erros e corrigir para fazer crescer o negócio. Nós já temos uma certa prática, mas o aperfeiçoamento é importante. A gente vai aprendendo com a professora e as colegas”, comenta.

Esta é a segunda turma do Programa Mulheres em Campo na cidade de Craíbas. Em atendimento aos protocolos de prevenção à covid-19, apenas dez alunas participam da capacitação.