Agro

CPLA discute cooperativismo com lideranças de PE e SP

Reunião destacou os benefícios da produção do modelo cooperativista

Por Mauricio Santana (ESTAGIÁRIO EM TREINAMENTO)* com Assessoria 13/01/2021 16h04
CPLA discute cooperativismo com lideranças de PE e SP
Da esq. para a dir. Aldemar Monteiro, Joctã Barros e Marcos Antônio Nóbrega | Foto: Assessoria

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro esteve reunido nesta terça-feira (12) com o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Joctã Barros, e com o empresário paulista do ramo leiteiro Marcos Antônio Nóbrega. Na ocasião, realizada na sede da CPLA em Maceió, Monteiro apresentou aos visitantes o modelo de cooperativismo e associativismo da cooperativa.

Com o objetivo de implementar táticas do modelo da CPLA em sua gestão, Joctã Barros frisou as semelhanças entre a realidade dos produtores de leite entre Alagoas e Pernambuco, estando Garanhuns no centro da bacia leiteira do estado e o município polo da região.

“Compartilhamos dos desafios e realidades enfrentadas pelos produtores de leite, a viabilização da atividade que tem muita coisa em comum, apesar de estados diferentes. Da importância que o cooperativismo representa no fortalecimento do produtor de leite como categoria e principalmente como elo da economia regional”, destacou o Diretor.

Ao fim da reunião, Aldemar Monteiro, Marcos Antônio Nóbrega e Joctã Barros chegaram ao consenso de que as regiões mais desenvolvidas economicamente no Brasil foram as que utilizaram do modelo cooperativista, como o Rio Grande do Sul e sua produção de vinho. Nesse modelo, o pequeno produtor se torna uma peça chave na economia.

“Um modelo de negócios no qual todos ganham não tem como dar errado”, concluiu Joctã Barros.