Agro

JHC promete valorizar a agricultura familiar

Primeiros kits de merenda foram entregues no Benedito Bentes

Por Redação com Assessoria 27/01/2021 13h01
JHC promete valorizar a agricultura familiar
Foto: Assessoria

Com batata doce, macaxeira, açúcar e leite em pó,  os primeiros  kits de merenda, dos 49 mil  compostos por produtos da agricultura familiar, foram entregues nesta terça-feira (26),  pelo prefeito JHC, em ato simbólico realizado no CMEI Breno Agra, no Benedito Bentes.  

A capital  é um dos maiores polos consumidores dos produtos da agricultura familiar, absorvendo em média 16 mil toneladas por semana através das compras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  Atualmente oito cooperativas  participam das compras institucionais,  fornecendo produtos  in natura,  leite em pó, açúcar, sucos e  bebidas lácteas. As compras realizadas através  do Programa, segundo JHC, ajudam a democratizar as aquisições dos alimentos através da agricultura e  valorizam a aptidão dos produtores.

A  prefeitura já estuda estratégias para "utilizar mais" a agricultura familiar na política nutricional das escolas. "É um projeto que já deu muito certo no País. Com a agricultura familiar sendo fundamental para o desenvolvimento do ensino, é chegada a hora de valorizar ainda mais a agricultura familiar, habilitando meios para que a venda seja concretizada e o seu trabalho cumpra o objetivo de alimentar com qualidade.  Esse é o chamado ciclo que nós buscamos;  de emprego, renda e abastecimento das escolas da melhor maneira possível. Determinei a compra e aquisição desses alimentos para beneficiar a população e ter a alegria do alimento vindo da agricultura",   descreveu o prefeito de Maceió.

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que organiza a produção de quase 3 mil pequenos produtores de leite,   é uma das participantes das compras governamentais de Alagoas, fornecendo leite em pó, pasteurizado e  bebida láctea.  Para a gerente da  cooperativa, Flávia Porfírio, o mercado de compras institucionais deu um  novo ânimo à produção da agricultura familiar.  "Gerou um avanço não só em renda e vendas, mas na organização dos produtores e mais  uma oportunidade de mercado, além de manter os melhores preços", pontuou.