Agro

Coopaiba viabilizou quase 1,4 mil de DAPs

Em 2021, uma das atividades de destaque no calendário da cooperativa é o projeto de plantio de mudas

Por Redação com Assessoria 23/02/2021 15h03
Coopaiba viabilizou quase 1,4 mil de DAPs
Foto: Assessoria

Pautada pelo cooperativismo de resultado, a Cooperativa dos Agricultores e dos Empreendimentos Solidários  (Coopaiba), apesar da Pandemia do novo coronavírus em 2020,  alcançou resultados técnicos relevantes,  a exemplo como  a emissão de quase 1.400 Declarações de Aptidão ao PRONAF na agricultura familiar da região Sul de Alagoas. 

Primeira cooperativa da agricultura familiar , na cadeia da do coco, a prestar assistência técnica, a Coopaiba também  conseguiu ampliar o número de técnicos de seu quadro; de quatro para dez  profissionais   atendendo a uma área de mais de dois mil hectares. 

O presidente da Coopaiba, Atonino Carvalho, avalia os resultados no campo como fundamentais para a manutenção da atividade na região. "Foram mais de 1,8 mil visitas no campo, atividades de assistência e acompanhamento que vão impactar na produtividade do cooperado. No ano passado, também  plantamos mais de mil novas mudas de coqueiro. Esse é o cooperativismo que a gente precisa para os novos desafios: mais estímulo, desenvolvimento e resultados", reforçou Carvalho. 

Na área  de formação cooperativista, o ano da Pandemia não desconectou a busca pelo conhecimento, reunindo os cooperados e a comunidade através das 1.570 palestras realizadas. "O processo educacional só aumentou. Um novo modelo foi firmado com encontros online,  tudo em plataformas digitais,  e  foi estabelecida uma comunicação sem fronteiras. Todos os cursos foram essenciais para driblarmos as dificuldades da pandemia", reconheceu o presidente da Coopaiba. 

Para este ano, uma das atividades de destaque no calendário da cooperativa é o projeto de plantio  de  mudas. "A Coopaiba deve avançar em ganhos produtivos em 2021 e concluir o plantio de 70 mil mudas de coqueiro",  informou o presidente Antonino.