Agro

Avicultura de corte ganhará projeto de integração

Estado produz apenas 100 mil dos 400 mil frangos vivos que consome por semana

Por Redação com Gazeta Rural 04/03/2021 16h04
Avicultura de corte ganhará projeto de integração

Um projeto de integração de frangos, voltado para a produção na agricultura familiar, deverá ser implantado ainda neste semestre no município de Viçosa e promete beneficiar toda a região do Vale do Paraíba. A atividade vai possibilitar a criação de cinco mil frangos, em 40 galpões, com a doação do pinto de "um dia" pela da empresa integradora Sabalangá. 

A iniciativa terá o apoio do governo do Estado na doação da estrutura de 40 galpões, sendo um para cada família produtora.  Segundo o prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, o projeto deve marcar a renovação da matriz econômica do município. 

"Conversamos com o produtor local, Jaime da Sabalangá, que é o maior produtor de Alagoas, e ele topou o desafio. Levamos o projeto ao governador Renan Filho, que ficou empenhado e entendeu que esse é o caminho para gerar, de forma rápida e objetiva, mais  renda e dignidade para o pequeno produtor rural",  informou João Victor.

O regime de integração, segundo  João Victor Calheiros, vai funcionar com a empresa integradora fornecendo insumos e fazendo a doação do pinto de um dia, além do repasse de ração. A Sabalangá também fará a comercialização.  

"O proprietário recebe a remuneração por ave alojada, de acordo com os resultados da produção alcançados na criação.  A assistência técnica será por nossa conta da mesma forma na qual iremos apoiar a elaboração e desenvolvimento do projeto", informou o chefe municipal de Viçosa. 

De acordo com Klécio Santos, presidente da Associação dos Avicultores e Suinocultores de Alagoas (Avisal) e da Cooperativa Pindorama, o projeto pode ajudar na recuperação da cadeia da avicultura. Segundo ele,  o Estado produz  apenas 100 mil dos  400 mil frangos vivos que consome por semana.

"Alagoas já teve dois milhões de frangos alojados e hoje temos algo em torno de 1,2 milhão. A produção de frango de corte necessita de impulso e encontramos no projeto, com o pinto de um dia, um bom começo para reestruturar o setor, colocando Alagoas como produtor dessa categoria", explicou Santos. 

A avicultura, de acordo com Jaime Carneiro, diretor da Sabalangá, foi a atividade mais penalizada ao longo dos últimos 15 anos, apesar de ser uma atividade bastante produtiva. "Por sua própria desorganização, não temos um setor mais firme em Alagoas.  Enxergamos que é uma atividade mais interessante para os pequenos produtores quando se tem por trás um integrador responsável e preparado para isso", ressaltou Jaime.