Agro

Nova agroindústria vai beneficiar 10 mil toneladas de cocos por ano

Planejamento montado pela Coopaq conta com recursos próprios angariados nos últimos dez anos.

Por Redação com Assessoria 26/03/2021 16h04
Nova agroindústria vai beneficiar 10 mil toneladas de cocos por ano
Foto: Assessoria

O  projeto da Agroindústria da Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) saiu do papel e deve entrar  em operação no próximo semestre, em Matriz do Camaragibe. Materializado num terreno de três mil  metros quadrados, a  fábrica, que é um antigo sonho da comunidade rural da região Norte,  vai começar suas atividades com  capacidade para beneficiar  30 mil cocos por dia, sendo 10 mil toneladas no primeiro ano. 

O planejamento montado pela Coopaq, segundo o seu presidente, Rômulo Dantas, conta com recursos próprios angariados nos últimos dez anos. No primeiro momento, a linha de produção será voltada para industrialização do coco ralado, leite e flocao de coco,além de frutas desidratadas. A expectativa é que a partir do primeiro ano a capacidade cresça 40% ao ano. 

“Esse é um antigo sonho, construído para melhorar a condição de comercialização dos produtos da agricultura. Toda uma economia será impulsionada com essa fábrica em operação, com impacto direto na geração de emprego e renda. O projeto também prevê uma melhor organização produtiva, podendo ampliar o número de área plantada e de coco colhido na região”,  explicou o presidente da Coopaq, Romullo Dantas.

Com trezentos cooperados, a Coopaq estima que a abertura do complexo multifuncional onde vai funcionar a agroindústria, vai beneficiar cerca de duas mil pessoas com a geração de empregos. A Unidade já começou a receber equipamentos de caldeiras configuradas para atingir três mil quilos de vapor por hora.

“Adquirimos  uma planta industrial moderna, com que há de mais atual no setor de processamento de derivados do coco. São quase  vinte equipamentos, todos novos, que já vão começar a ser instalados. Estamos no aguardo  de alguns vindos de São Paulo, que atrasaram devido a pandemia”,  informou Dantas.