Agro

Tempo seco favorece colheita de soja

Estimativa de produção no Brasil chegou a 133 milhões de toneladas

Por Redação com Canal Rural 29/03/2021 13h01
Tempo seco favorece colheita de soja
Foto: Cláudio Nonaca

A colheita da safra 2020/2021 de soja chegou na quinta-feira, 25, a 71% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 12 pontos percentuais em uma semana e supera os 70% da média de cinco anos, mas ainda é inferior aos 76% colhidos no mesmo período do ano passado.

O tempo seco favoreceu o avanço das colheitadeiras na maioria dos estados. Em Mato Grosso, a colheita já está praticamente finalizada, mas o excesso de umidade ainda dificulta os trabalhos nos últimos talhões. De todo modo, os problemas de qualidade já diminuíram significativamente.

133 milhões de toneladas

Na semana passada, a revisão de safra enviada a clientes pela AgRural manteve a estimativa de produção de soja do Brasil em 133 milhões de toneladas. Embora o excesso de chuva em diferentes momentos do primeiro trimestre do ano tenha resultado em perdas de produtividade em Mato Grosso e no Paraná, os cortes feitos nesses dois estados foram compensados por rendimentos mais altos em outros, com destaque para o Rio Grande do Sul.