Agro

Unicafes Alagoas garante apoio para agricultura familiar

Federação participou de audiência com bancada federal alagoana

Por Redação com Assessoria 30/04/2021 12h12
Unicafes Alagoas garante apoio para agricultura familiar
Foto: Representação

A Federação Unicafes Alagoas, entidade que representa as cooperativas da agricultura familiar,  conseguiu uma unidade da bancada federal de Alagoas acerca das demandas do segmento durante a semana de atividades em Brasília/DF. Os representantes das cooperativas participaram de  audiência com o senador Fernando Collor e com parlamentares como Tereza Nelma, Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões.

O grupo alagoano reportou aos parlamentares as demandas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), apresentando uma nova dinâmica para o Programa, nos âmbitos  Nacional e Estadual,  com o reforço de recursos de emendas parlamentares  e compra direta via Conab e Central de Comercialização das Cooperativas.

O saldo é considerado positivo, segundo o presidente da Unicafes,  Antonino Cardozo.  “Queremos agradecer  à prontidão dos deputados que nos escutaram e procuraram  soluções  para a agricultura familiar, assumindo compromisso de sensibilizar o governador Renan Filho a repaginar o PAA”, salientou. 

O objetivo da Unicafes é  ampliar a discussão para reconfiguração  para que possa  recuperar os mais de 35 mil pequenos produtores que vem sofrendo com  a falta de mercado. “Essa discussão precisa ser contínua, pensada em sentido amplo, para que  inclusão produtiva aconteça, permitindo livrar o agricultor da vulnerabilidade e na outra ponta ofertar a qualidade da produção da agricultura familiar, que é a melhor que temos”,  apontou.

Coordenadora da bancada federal, a deputada Tereza Nelma  assumiu o compromisso de maximizar o tema visto a necessidade por medidas emergenciais ao setor. “Recebi a demanda das cooperativas e é preocupante toda essa situação. Falta oportunidade e opções desse canal mais efetivo para a  compra institucional e políticas públicas”, frisou.

Os projetos para agricultura familiar voltam a ser discutidos pela bancada federal e cooperativas, em Maceió/AL, na próxima segunda-feira (3).  Um café da manhã será realizado  no auditório da CPLA, às 10h.  Desta vez, o diálogo acontece com a participação de mais cooperativas.

Defesa

Outro tema que foi tratado com os parlamentares em tom de preocupação foi a possível extinção do Programa Selo Biocombustíveis. Os dirigentes solicitaram a intercessão do Congresso Nacional para que o calendário da mistura B15 seja implantado na mistura do biodiesel ao diesel nas refinarias. 

“Atualmente temos o percentual B13 de  biodiesel sendo acrescentado ao diesel. A maioria desses produtos vem da agricultura através do Programa.  Com a finalização desse contrato, será mais uma oportunidade de renda perdida. Nesse caso, pior, perderemos  assistência técnica e extensão rural aos produtores”, relatou Antonino Cardoso.

Para o deputado Isnaldo Bulhões, a agricultura familiar precisa de máxima atenção no momento. “Entendemos que precisa-se de reforço para todas as pautas e projetos, e vamos nos unir no propósito de salvar o segmento, seja com ações Nacionais ou Estaduais. Estamos firmes para trabalhar para manter  o homem do campo com  vida digna”, pontuou.