Rural

Sindaçúcar-AL comemora 77 anos de história em AL


Redação
Fonte: Assessoria

02/05/2021 11h34

Aliado as empresas produtoras do setor sucroenergético, que há séculos fazem parte da história do povo alagoano, oferecendo milhares de empregos, gerando renda e movimentando a economia do Estado, o Sindaçúcar-AL chega aos seus 77 anos de fundação de forma atuante e compromissado com o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

“O Sindaçúcar-AL é uma história continuada de superações, êxitos e permanente enfrentamento de dificuldades para a manutenção do desenvolvimento do Polo Sucroenergético de Alagoas e o progresso de nosso Estado. No trajeto dessa história, lembramos e exaltamos todos que no seu tempo e com a sua dedicação contribuíram, decisivamente, para chegarmos até aqui”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

“Parabenizo o Sindaçúcar-AL pelos 77 anos de existência, destacando sua importância no desenvolvimento do setor sucroenergético do Estado. Uma entidade cuja liderança elevou Alagoas a um lugar de destaque no cenário da agroindústria da cana-de-açúcar no Nordeste. Parabéns extensivo ao presidente Pedro Robério pelo trabalho desenvolvido”, afirmou Fernando Lopes de Farias, diretor presidente da Usina Caeté S/A.

“Neste tão atípico ano e 2021, quando nosso sindicato completa 77 anos, não sobram desafios que, como desde sempre, permearam a nossa multissecular atividade. Em particular, quero registrar a paixão que o carro elétrico vem despertando. Como ficará o álcool combustível se tiver que enfrentar a eletricidade? Em tais circunstâncias, vejo o álcool de milho mais como um aliado do que um adversário, porque se houver uma invasão da eletricidade na oferta de combustíveis, será muito mais fácil transferir o uso do milho para outros mercados do que o uso da cana.

Assim, nosso setor ganhará uma flexibilidade que o ajudará a enfrentar um possível e avassalador excesso de oferta, e não esqueçamos que é uma matéria prima que responde por 2/3 de nossos custos“, afirmou José Carlos Maranhão, conselheiro do Sindaçúcar-AL e diretor da Usina Santo Antônio.

“O Sindacucar-AL, é uma das mais antigas e atuantes instituição em defesa dos interesses açucareiro de todo Brasil. Nomes de grande valor o conduziram ao longo desses 77anos. Sua atuação foi e é da mais alta importância para o setor. Hoje, também encampando o etanol e energia elétrica, tem contribuído para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil. Tive a honra de conduzir essa entidade por 14 anos e participar de inúmeros eventos marcantes para história do setor como, por exemplo, o fim do IAA e a privatização das exportações de açúcar, marcando, na ép oca, a transformação de Alagoas em o maior exportador de açúcar do Brasil. Também participei da privatização do terminal açucareiro de Alagoas, por onde escoa, até hoje o açúcar destinado a exportação aqui produzido. Também vivi à frente dessa entidade, momentos difíceis, que fecharam usinas, promovendo desemprego e fome em nosso Estado. Contudo, o balanço foi positivo. Hoje, vejo nossa entidade conduzida com competência e vigor. E tenho a máxima esperança que os tempos seguem por rumos mais alvissareiro para esse setor em nosso Estado. Sou um otimista. Parabéns Sindaçucar-AL por esses 77 anos de lutas”, destacou Jorge Toledo, conselheiro e ex-presidente do Sindaçúcar-AL.

“O Sindaçúcar-AL possui um histórico de forte atuação no Estado e tem contribuído em uma série de conquistas para o nosso setor, propondo soluções em todos os momentos de grandes desafios e sendo exitoso em boa parte deles. O sindicato trabalha na busca pelo melhor caminho em manter a unidade das propostas demandadas entre as usinas atuantes em Alagoas, sempre no sentido de convergir para as melhores soluções, de evoluir nas melhores práticas e difundir a sustentabilidade do nosso segmento. A gestão do presidente Pedro Robério representa a perseverança em buscar melhorias e conquistar os objetivos propostos pelo setor, mas principalmente ratifica que, ao usar a sua excelente diplomacia, tem feito a diferença nestas conquistas. Sem dúvida, com muito profissionalismo, seriedade e determinação, nosso segmento tem avançado com a atuação do Sindaçúcar-AL. A Usina Coruripe, por meio de todos os colaboradores, diretores e acionistas, parabeniza o sindicato e agradece todo o trabalho e esforço em prol do nosso setor”, salientou Francisco Vital, diretor comercial da Usina Coruripe.



Compartilhe