Agro

Cooperativas querem retorno do Conecoop e participação no Alagoas Maior

Secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, confirmou seu apoio às demandas dos agricultores

Por Redação com Assessoria 14/05/2021 17h05
Cooperativas querem retorno do Conecoop e participação no Alagoas Maior
Foto: Assessoria

As cooperativas da agricultura familiar representadas pela Unicafes Alagoas solicitaram ao secretário de Estado do Desenvolvimento e Turismo, Marcius Beltrão, durante audiência na quarta-feira,12, a retomada das atividades do Conselho Estadual de Cooperativismo (Conecoop). Os representantes entregaram ao gestor algumas demandas de fomento ao segmento, incluindo a participação do segmento  na nova fase do programa Alagoas Maior.

Segundo o presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o Conselho é o principal espaço institucional disponível para legitimar o posicionamento das cooperativas dentro do governo. “No momento atual, com muitas cooperativas desacelerando, se torna imprescindível reativar esse espaço. Será o melhor campo para debatermos políticas públicas para o nosso setor e fazermos a defesa dos agricultores”, relatou Cardozo.

 O secretário Marcius Beltrão confirmou seu apoio às demandas dos agricultores. “As cooperativas têm papel fundamental no andamento da agricultura e podem avançar ainda mais em suas atividades, levando maior projeto econômico em todo interior e na capital, além de levar  negócios, emprego e renda aos lugares mais distantes”,  descreveu o secretário. Com o possível retorno  do Conecoop, a  Unicafes deve vai efetivar sua participação como entidade que atua na organização do cooperativismo.

Programa

Outra demanda entregue à Sedetur foi a inserção das cooperativas nas atividades do Alagoas Maior, programa do governo de Alagoas que vai inaugurar sua segunda fase. “Seria de grande importância as cooperativas também receberem as instruções e capacitações prestadas pelo programa para que pudessem se recuperar da  crise causada pela pandemia. Dessa forma, poderíamos  mapear seus pontos de reparo, gerenciamento e buscar um reposicionamento no mercado”, alega o presidente da Unicafes Alagoas.