Turismo

Penedo é considerada a 27ª cidade mais bela do Brasil

Por AL1 10/02/2019 12h12
Penedo é considerada a 27ª cidade mais bela do Brasil
Foto: Internet

Considerada uma das cidades mais belas de Alagoas, Penedo na região do Baixo São Francisco, foi apontada como a 27ª cidade mais belas do Brasil, segundo uma enquete realizada pela revista Bula, entre fevereiro de 2018 e janeiro deste ano. Na enquete, a revista quis saber entre seus leitores quais cidades brasileiras que consideravam como as mais belas do País. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. 

Mais de 10 mil participantes responderam a enquete. As cidades foram divididas em seis categorias, de acordo com o número de indicações: +1000, +700, +500, +400 e +300. A alagoana Penedo obteve mais de 300 indicações. Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas. Fundada no século 16, ainda mantém um centro histórico preservado, com museus e igrejas históricas, como a Igreja de Santa Maria dos Anjos. Mas, a maior atração da região é o passeio de barco pelo Rio São Francisco, que passa por casebres ribeirinhos, jangadas coloridas e se finaliza no encontro do rio com o mar.

A indicação de Penedo entre as 27 cidades mais belas do Brasil foi comemorada pelo prefeito Marcius Beltrão (PDT) em suas redes sociais. “A revista Bula, um dos maiores sites de jornalismo cultural e língua portuguesa do Brasil, realizou uma enquete entre os meses de fevereiro 2018 e janeiro de 2019, para descobrir segundo seus leitores e assinantes as mais belas cidades do Brasil. Os seguidores da revista através do Facebook e Twitter fizeram suas escolhas. E entre as mais belas do Brasil, Penedo é claro”, comemorou Beltrão.

Em sua gestão, Marcius Beltrão tem investido na recuperação do patrimônio histórico de Penedo, com obras de revitalização de praças, casarões antigos como o chalé dos Loureiros, conservação de igrejas, além da reinauguração do antigo Theatro 7 de Setembro, o mais antigo de Alagoas. O objetivo da gestão é transformar Penedo em um destino turístico de grande importância em Alagoas, que além de apreciar seus prédios históricos e toda sua veia cultural, podem ainda se banhar nas águas do Velho Chico.