Turismo

Maceió lidera entre os destinos mais procurados para o Réveillon

Levantamento, que aponta o Nordeste como principal região procurada por turistas

Por Tribuna Hoje 24/10/2019 19h07
Maceió lidera entre os destinos mais procurados para o Réveillon
Imagem: Divulgação

Sede do maior réveillon all inclusive do Brasil, o Réveillon Celebration, Maceió desponta em primeiro lugar entre os 10 destinos mais procurados para o Ano Novo. A pesquisa foi realizada no último dia 17 pela CVC, maior operadora de viagens da América Latina, e divulgada nesta quinta (24) pela Folha de S. Paulo. O levantamento, que aponta o Nordeste como principal região procurada por turistas para este período, traz também outro destino alagoano no ranking – Maragogi (AL), no Litoral Norte, que aparece na nona posição.

Dona da orla mais bonita do Brasil, águas mornas e piscinas naturais, Maceió tem se consolidado como a capital do réveillon, por reunir algumas das principais festas do país, além de contar com uma moderna estrutura hoteleira, rica gastronomia, vantagens na infraestrutura, facilidade de deslocamento e diversidade de serviços ofertados.

Além da variedade dos atrativos, a Prefeitura de Maceió tem trabalhado para nivelar a sazonalidade ao longo do ano, investindo em eventos regionais que valorizam a cultura local, como a já consagrada iluminação natalina e o Natal dos Folguedos, que antecipam a alta temporada de verão e mantêm a ocupação hoteleira antes e durante as festas de fim de ano.

De acordo com o secretário Jair Galvão, titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a posição de Maceió como o mais procurado entre os destinos brasileiros é resultado das ações estruturantes e promocionais realizadas pelo Turismo de Maceió e parceiros, pautadas na diversificação da oferta ao turista e no fortalecimento da imagem do destino.

“Além de ser considerada a orla mais bonita do Brasil, a capital alagoana oferece inúmeros atrativos que influenciam a escolha do turista. São diversas praias, moderna infraestrutura hoteleira, muitos bares e restaurantes de bom padrão e festas particulares de renome nacional, além da tradicional queima de fogos em diversas praias da capital. Isso reforça que o trabalho da Prefeitura de Maceió está no caminho certo e tem colhido bons frutos na estruturação e promoção do destino”, pontuou.

Reforço na malha aérea para a alta temporada

A capital alagoana promete ter uma alta temporada movimentada este ano, sobretudo após as três principais companhias aéreas do Brasil anunciarem centenas de novos voos para o destino durante este período.

A cidade contará com 350 novos voos adicionais, além de uma operação regular com frequência diária vindo de Guarulhos já a partir de dezembro, ofertados pela Gol. A operadora Azul ofertou cinco novos voos extras, vindos de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), que somam mais de cinco mil assentos de dezembro a fevereiro. Já a Latam vai ampliar 15% da malha aérea ofertada, o que significa mais oito novos voos com frequências semanais vindos de Guarulhos (SP) e Brasília a partir do dia 27 de outubro e 1º de novembro.

Além disso, a CVC anunciou o fretamento de voos vindos São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Londrina, Cuiabá, Goiânia e Brasília durante o mês de dezembro. No início deste mês, mais um fretamento foi revelado pela operadora, a partir de Uberlândia, com frequência diurna aos sábados, também a partir de dezembro. Ao todo, a operadora disponibilizou mais 90 mil assentos para a alta temporada.

Estruturação do destino

A Semtel se divide em várias frentes para manter Maceió como um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. São diversas ações de estruturação, planejamento e marketing, a exemplo das sensibilizações e capacitações com profissionais da linha de frente do setor turístico, com os projetos Turismo do Saber Profissional e Habla Maceió, da manutenção diária dos equipamentos e estruturas da orla marítima, do atendimento personalizado nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que agora conta com uma unidade móvel muito bem equipada, e das ações promocionais realizadas em mercados estratégicos com parceiros comerciais importantes.

Manchas de óleo

De acordo com o último relatório de balneabilidade realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas – IMA -, as praias da capital alagoana seguem próprias para banho e livres de manchas de óleo até o momento.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) tem realizado um trabalho permanente, junto aos órgãos municipais ambientais e de fiscalização, de acompanhamento e monitoramento diário das praias de Maceió.