Turismo

Região Nordeste será primeira a receber crédito disponível para o turismo

R$ 5 bilhões foram anunciados no início do mês pelo Ministério do Turismo

Por Ascom MTur 29/05/2020 13h01
Região Nordeste será primeira a receber crédito disponível para o turismo
Pontos turísticos do Nordeste - Foto: Reprodução

Em live realizada na última quarta-feira (27), o coordenador de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur, Lucas Fiuza, afirmou que a região Nordeste será a primeira do país a ter acesso aos R$ 5 bilhões anunciados no início do mês pelo Ministério do Turismo. Segundo ele, os primeiros repasses para os bancos de fomento estaduais credenciados à Pasta devem ser empenhados ainda nesta semana, facilitando o alcance do recurso por empresários e trabalhadores dos estados do Piauí, da Bahia, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, todos com agências de fomento ou bancos de desenvolvimento credenciados.

Abrindo a transmissão, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o trabalho que vem sendo realizado para dar melhores condições de acesso aos recursos. “Nossa preocupação era a flexibilização das garantias. Precisávamos garantir um modelo que pudesse compartilhar os riscos com as instituições financeiras. O intuito é facilitar o acesso ao crédito para estes que vivem do turismo no país”, declarou.

Além do acesso ao crédito, outras dúvidas foram discutidas durante a live. Entre elas as condições disponibilizadas pelos bancos. De acordo com Fiuza, o Ministério do Turismo já diminuiu juros e ampliou a carência, mas é importante que se observem as condições ofertadas pelos bancos. “Nós nivelamos o teto de juros para 5%, mas lembramos que isso é o teto. O agente financeiro pode trabalhar juros mais baixos”, destacou

Ainda durante a conversa, Álvaro Antônio destacou que a Serra da Capivara e o Delta do Parnaíba estão no radar do Ministério do Turismo para o aprimoramento da oferta turística. No ano passado e no início deste ano, equipes da Pasta foram visitar os locais para realizar um diagnóstico, atrair investimentos e definir medidas a serem trabalhadas nos dois destinos piauienses.