Turismo

Alagoas será o primeiro estado a retomar o turismo

Secretário Rafael Brito acredita que setor ganhe impulso a partir do segundo semestre

Por Redação com Novo Extra 02/04/2021 16h04
Alagoas será o primeiro estado a retomar o turismo

Não é possível fazer previsão sobre quando o setor de turismo, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, voltará ao mesmo patamar de antes. 

Em 2020 toda cadeia de suporte da atividade turística encolheu 80% no mundo e a situação persiste, impedindo projeções sobre aquecimento do mercado. 

Consenso é que a indústria do turismo tenta assumir as perdas enquanto entende que a recuperação depende da vacinação em massa da população nacional e internacional contra o vírus. 

No Brasil, portanto, isso deve demorar mais que em outros países.

Na avaliação do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a recuperação do setor não ocorrerá de forma linear, igual em todas as regiões brasileiras, mas no Nordeste indicadores já apontam Alagoas como o primeiro estado em condições de retorno aquecido da atividade, entre os concorrentes com destinos focados em praias e outros recursos naturais.

“Temos uma demanda reprimida muito grande. O mês de março seria o melhor mês desde 2020, se a pandemia não voltasse a se agravar justamente dentro do mês”, comenta.