Turismo
Presidente da Embratur receberá comitiva da Região dos Cânions e Penedo
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto recebe no dia 9 de julho, às 10 horas em seu gabinete em Brasília, uma comitiva de empresários e secretários municipais de Turismo da Região dos Cânions do São Francisco, além do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão. O objetivo da audiência será convidar o presidente para conhecer aquele destino turístico e a centenária cidade penedense.
O encontro foi viabilizado através do blog Meio Ambiente e Turismo(Mozart Luna) e o empresário Manoel Foguete, representante dos empreendedores da atividade turística náutica, que tem tido uma atuação muito forte em defesa do crescimento da atividade turística naquela região. Atualmente a atividade turística nos Cânions gera cerca de 6.500 empregos diretos e indiretos, mas que poderia, segundo os empresários crescer muito mais, através de projetos que também serão apresentados ao presidente da Embratur.
A atividade de crescimento do turismo, gera empregos e renda em uma das regiões mais pobres do Nordeste e constitui uma grande esperança para proporcionar cidadania e a oportunidade de se libertar de programas sociais sem qualquer objetivo de promover a cidadania e o trabalho e que só “vicia o cidadão”, como diz Luiz Gonzaga na música.
O rio São Francisco continua sendo uma grande fonte de riqueza para o Nordeste, gerando energia, alimentos. O rio também se transformou em um grande propulsor da atividade turística, gerando milhares de empregos e que está em plena ascensão. Contudo tem encontrado alguns entraves para seu crescimento, como por exemplo, a burocracia da legislação ambiental e a falta de divulgação da região.
Apoio Embratur
Os empresários da Região dos Cânions do São Francisco desejam o apoio da Embratur, para que dê mais espaço, nos projetos de Marketing de divulgação institucional, a região dos Cânions e Penedo, que é integrada por quatro estados nordestino: Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
Outra reivindicação é quanto dinamização de voos regulares para o aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia, que tem uma excelente localização para região. Atualmente somente a companhia Azul realiza voos semanais para lá.
Um projeto de divulgação na Europa está pronto desde o ano passado e espera recursos para viabilizá-lo, com o objetivo de trazer turistas de Portugal e França para região. Entretanto será necessário conexão com os voos da TAP, que descem em Recife e futuramente em Maceió.
“Vamos convidar o presidente Gilson Neto para nos visitar e conhecer a região, que hoje tem uma das atividades turísticas mais dinâmicas e em plena ascensão no Nordeste. Estamos gerando emprego, renda e principalmente dando ao nordestino cidadania e dignidade”, finalizou o empresário Manoel Foguete.