Turismo
Cruzeiros podem deixar cerca de R$ 18 milhões em Maceió
Com um crescimento significativo em relação à temporada anterior
A temporada de cruzeiros 2019/2020 tem início em novembro em Maceió, com a chegada do gigante MSC Musica, que deve trazer à capital alagoana mais de 3 mil turistas no próximo dia 26. Ao todo, o destino, que integra o circuito de grandes portos do Brasil, deve receber nove navios e mais de 30 mil cruzeiristas até abril de 2020. Para a economia municipal, isso significa um incremento de R$ 17,8 milhões, relativo ao gasto médio dos turistas durante o período de permanência na cidade.
Com um crescimento significativo em relação à temporada anterior, Maceió recebe dois navios e 10 mil cruzeiristas a mais do que no verão passado, números que fortalecem a expectativa para uma alta temporada com indicadores positivos na capital alagoana. Os nove cruzeiros que chegarão ao Porto de Maceió são provenientes da Europa e América Central e devem trazer para o destino turistas brasileiros e estrangeiros de várias partes do mundo.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), o turista deste segmento gasta, em média, R$ 581,35 durante o tempo de permanência no destino, estimado em sete horas de passeio. Ainda este ano, os cinco navios que devem aportar em Maceió até o fim de dezembro – MSC Musica, Costa Pacifica, Costa Fascinosa, MSC Poesia e Hamburg – deixarão quase R$ 10 milhões na economia municipal, com a vinda de cerca de 17 mil turistas. Em 2020, voltam a atracar no Porto de Maceió os navios Costa Pacifica, Costa Fascinosa e MSC Poesia, além do Amadea.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão,a temporada de cruzeiros é muito positiva para o destino Maceió, já que movimenta toda a cadeia produtiva do turismo e oferece uma oportunidade de divulgar os atrativos da capital alagoana para turistas do mundo todo.
“A expectativa de crescimento na economia motiva a Prefeitura de Maceió a trabalhar ainda mais na coordenação da operação de cruzeiros na capital alagoana e na divulgação do nosso destino para turistas nacionais e internacionais. Já consolidado como um dos mais procurados entre os destinos brasileiros, trabalhamos para fidelizar esse passageiro e mostrar que no Nordeste brasileiro existe um destino especial que merece vir com mais tempo em outra oportunidade”, destacou.
Nesta quarta-feira (30), o secretário participou de uma agenda com o Presidente Executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, Presidente Institucional da Costa Cruzeiros, Rene Hermann, e a diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, e o Gerente Executivo do Departamento Marítimo da CVC, Orlando Palhares, em um encontro articulado pelo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito, para visita às obras do terminal do Porto de Maceió.
Recepção e atendimento ao turista
Enquanto os navios estão em Maceió, a Semtel realiza atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. Nesta temporada, além do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) itinerante, que será instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto, os cruzeiristas também contarão com um segundo ponto de informações turísticas externo.
Além do atendimento promovido pela Semtel, com informantes turísticos que falam diversos idiomas, os turistas são recebidos com exposições de artesanato, área de descanso com banheiros climatizados e wifi, lojas de produtos da terra, apresentações de grupos culturais e shows das bandas da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Exército.
“Apesar de passarem pouco tempo na cidade, os turistas que chegam a bordo dos transatlânticos têm contato com nossas belezas naturais, gastronomia, cultura, artesanato e hospitalidade desde o primeiro momento em que descem dos navios. As experiências que terão são determinantes para o retorno destes visitantes em outro momento, com mais tempo de permanência”, avaliou o gestor da Semtel.
A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Iluminação Pública (SIMA), Luck Receptivo, JR Turismo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Sedetur, Polícia Militar, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército Brasileiro e Procon Maceió.