Turismo

Hotelaria de Maceió começa preparo para a retomada do turismo pós-pandemia

Alguns hotéis da capital já começam a divulgar a criação de selos de segurança

Por Ascom Semtel 28/05/2020 09h09
Hotelaria de Maceió começa preparo para a retomada do turismo pós-pandemia
Selo de segurança - Fodo: Divulgação

Referência no mercado turístico nacional, a hotelaria de Maceió já começa a se preparar para a retomada do turismo após o período de isolamento social. Junto à Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), o segmento, representado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, participa da construção do Protocolo Experimente Maceió – conjunto de medidas de segurança sanitária da gestão municipal que vai nortear o funcionamento das atividades turísticas no período pós-pandemia.

Em agenda conduzida pelo  titular da Semtel, Jair Galvão, a frente da elaboração do documento, representantes da ABIH Alagoas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL) elencaram adequações que consideram prioritárias nos meios de hospedagem, no acesso aos atrativos e na promoção do destino Maceió. Paralelamente ao da gestão municipal, um protocolo específico da hotelaria, produzido pela ABIH Alagoas em parceria com o Sebrae-AL, está em fase de conclusão e deverá ser incorporado ao trabalho da Prefeitura de Maceió.

“As reuniões segmentadas são a primeira etapa de consolidação do Protocolo Experimente Maceió, que terá papel fundamental na retomada do turismo após esse período de isolamento. Temos agora uma nova realidade, um novo perfil de viajante e o grande desafio de adequar as atividades do setor às especificidades que o momento exige, o que garantirá maior segurança aos visitantes e competitividade para o destino. A hotelaria é fundamental nesse processo, não somente por ser um diferencial do destino, mas por ser peça-chave no trabalho promocional realizado nos nossos principais mercados emissores”, destacou o secretário Jair Galvão. 

De acordo com o presidente da ABIH-AL, André Santos, os meios de hospedagem terão que adaptar a logística de todos os serviços ofertados, do check-in do hóspede ao uso de espaços comuns. “A hotelaria está empenhada em revisar todos os procedimentos adotados e reestruturar o segmento para atender à nova demanda de turistas. Com medidas que protejam tanto os hóspedes como os colaboradores, voltaremos a receber os visitantes com segurança assim que for possível. Enquanto isso, o trabalho promocional e o de planejamento de vendas continuam online, com operadoras e agências de viagem”, explicou.

Selos de segurança

Para antecipar a compra de reservas futuras, alguns hotéis da capital já começam a divulgar a criação de selos de segurança para o mercado turístico. É o caso dos empreendimentos do grupo MME Hotéis, do Maceió Mar Hotel e do Acqua Suítes, que já lançou um manual com uma série de medidas preventivas que serão adotadas pelos empreendimentos.

“Resolvemos antecipar a divulgação para mostrar ao mercado que estaremos preparados para receber os turistas e para ter a segurança de que haverá demanda quando estivermos abertos. Revisamos todos os nossos procedimentos internos, passaremos por vários treinamentos e enfrentaremos essa transformação na arte do bem-receber sem perder a hospitalidade tão característica dos alagoanos”, disse a empresária e diretora-executiva do MME Hotéis, Adriana Vasconcelos.

Check-in online, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) pelos colaboradores, medição de temperatura na chegada dos hóspedes, indicação de espaçamento no piso, reservas de mesas, serviço de alimentação a la carte, desinfecção dos apartamentos e limpeza do filtro de ar-condicionado a cada troca de hóspedes são algumas das medidas adotadas pelo grupo.

Trabalho promocional

No momento, as ações promocionais da Semtel são realizadas com a finalidade de manter o interesse dos viajantes em potencial, agentes de viagem e operadores turísticos pelo destino Maceió mesmo durante a vigência das medidas restritivas. Seja por meio de capacitações online, campanhas de marketing digital como o Maceió Até Você ou encontros virtuais com parceiros comerciais, a secretaria, em parceria com o trade turístico, segue com estratégias que já apresentam resultados positivos. Prova disso é que, segundo levantamento realizado pela CVC, a maior operadora de turismo da América Latina, a capital alagoana é o destino mais procurado pós-pand