Turismo
Jovem alagoano incentiva visitas ao estado nas redes sociais após pandemia
Em seu perfil no Instagram, Piter Costa mostra belezas naturais da capital e do interior de AL
O mês de julho está quase chegando e em volta dele existe muita expectativa por parte da população alagoana, principalmente pela possibilidade da retomada gradual das atividades econômicas no estado. O setor turístico, por exemplo, foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, e mesmo nos momentos mais críticos e difíceis não deixou de ganhar uma força de divulgação nas redes sociais.
Dono do perfil @maceioalagoas no Instagram e do blog Maceió Alagoas, Piter Costa se dedica, desde outubro de 2014, a compartilhar dicas de destinos turísticos, hospedagens, cultural local e gastronomia com seus mais de 560 mil seguidores. Criada com o objetivo de divulgar o estado para os visitantes, a conta não perdeu seu foco na pandemia, mesmo com o turismo praticamente parado.
“No começo, eu observei que outras cidades possuíam perfis parecidos e achei que em Maceió estava faltando algo que mostrasse mais da nossa terra nas redes sociais. Hoje, a responsabilidade pela página é muito grande porque ela passou a ser referência, um lugar onde as pessoas buscam informações e dicas sobre Alagoas. Para você ter uma ideia, um post tem alcance mínimo de 50 mil usuários e a nossa conta já ultrapassou e muito esse número com apenas uma postagem, chegamos na casa do milhão, então tudo que eu falo tem uma repercussão enorme. Foi preciso muita cautela e responsabilidade para continuar o trabalho nesse período de isolamento social”, conta Piter.
Atualmente, a página é a maior de turismo do estado e em 2019 estava no ranking dos 10 maiores perfis de viagem do Instagram. Com a possibilidade de liberação das praias e retorno parcial de operações da malha aérea, a perspectiva do governo estadual é que no segundo semestre Alagoas seja um dos destinos mais procurados.
Piter Costa torce para que isso aconteça, pois entende que muitas pessoas dependem da atividade econômica desse setor para sobreviver. “Eu sempre me dediquei à página e prezei muito pela originalidade e qualidade do conteúdo publicado. Como até então eu não tinha tido destaque na mídia tradicional, fiquei muito feliz com o reconhecimento de estar entre as maiores páginas de viagens, pois a conquista do prestígio do público foi algo natural, orgânico. Agora, torço para que esse retorno seja feito com muito cuidado e as pessoas não sejam colocadas em risco. Como trabalho na área, sei que muita gente depende do turismo para sobreviver, então que as autoridades encontrem um equilíbrio e façam a economia voltar a ser movimentada com segurança”, pontua.
Parcerias
Ao longo desses seis anos, a página que compartilha dicas de Alagoas fechou parcerias importantes, que ajudaram a divulgar ainda mais o estado. TAP Air Portugal, Coca-Cola, Ifood, 99taxi, Unilever, Uninassau, TikTok, e Ritz Lagoa da Anta são algumas marcas que decidiram investir e apostar no trabalho de Piter.
“Divulgar meu estado é minha paixão. Adoro valorizar nosso cenário gastronômico, musical, nosso artesanato. Essa pandemia é uma tragédia terrível que vai deixar marcas em nós para sempre. Não queríamos passar por esse momento cheio de dor, mas também acredito que a única forma de vencermos suas consequências é se ficarmos juntos. Além disso, penso que Alagoas não pode ser esquecida, né? Então, continuarei divulgando meu lindo estado como sempre fiz, desde quando não era conhecido, e espero que meu trabalho continue alcançando mais pessoas e que elas se interessem e venham um dia conhecer nossa terra”, ressalta.
Perfil pessoal
Paralelamente, Piter Costa também decidiu explorar seu perfil pessoal nas redes sociais para compartilhar, no geral, dicas de viagens para outros destinos, além de Alagoas. Ele foi o único influencer a divulgar o estado para os países da Europa. Em sua página, o influenciador também fala sobre moda, aplicativos e produtos de beleza.
“Também passei a compartilhar frases que podem inspirar e motivar o público, achei interessante para esse momento em que muitas pessoas estão precisando. Eu amo viajar! E ser escolhido para trabalhar com isso é de uma realização imensa. Espero que tudo isso passe e logo voltemos às nossas rotinas normais. Estou ansioso para mostrar Alagoas e o mundo para o máximo de pessoas que puder. Meu próximo passo é estar no YouTube. Tinha o plano de iniciar a produção de conteúdo para o canal no início do ano, mas, infelizmente, por conta da pandemia, decidi adiar. Agora, torço para que em breve consiga concretizar esse projeto”, conclui Piter.