Turismo
Governo concederá selo Safe Travels a empreendimentos de Alagoas
Cidades e empreendimentos turísticos devem buscar a Sedetur para receber o certificado
Considerado o destino mais seguro pela World Travel and Tourism Council (WTTC), o estado de Alagoas expandirá a certificação internacional Safe Travels aos municípios e empreendimentos turísticos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), responsável pela conquista do selo e estabelecimento dos protocolos de segurança sanitária, concederá a mesma autenticação a destinos e empreendimentos de toda a cadeia do turismo no estado. As normas para obtenção da chancela foram publicadas na edição de quarta-feira (6) do Diário Oficial do Estado.
Como embaixador do selo Safe Travels, o Poder Executivo passa, agora, a sublicenciar a autenticação de segurança sanitária concedendo-a a destinos, empresas do segmento turístico e guias de turismo vinculados ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que estejam seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 certificados por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito explica que a ação visa conscientizar os destinos e empreendimentos alagoanos acerca da importância do selo para o turismo no estado.
“Este selo internacional foi uma conquista do Governo de Alagoas pelo seguimento de rígidos protocolos de segurança sanitária. A partir de agora, sob a liderança do governador Renan Filho, vamos certificar, também, os municípios e empreendimentos turísticos que estejam alinhados aos critérios e normativas estabelecidos pela WTTC. Este fato, com certeza, fará toda a diferença na retomada gradual e segura que estamos vivendo em Alagoas. Já somos um dos destinos mais procurados neste período e garantindo uma maior segurança a turistas, visitantes e moradores, estaremos também fomentando a geração de renda, emprego e oportunidades no setor”, pontua Rafael Brito.
Para solicitar o selo, as prefeituras municipais, empresas vinculadas à atividade turística e guias de turismo deverão estar atentos à portaria publicada pela Sedetur no Diário Oficial do Estado e deverão protocolar a solicitação por meio de processo administrativo na sede da secretaria, anexando o Termo de Responsabilidade que consta nos anexos da publicação. Ao assinar, os interessados manifestam expressamente a ciência e concordância com os Termos e Condições de uso.
As solicitações serão analisadas pela equipe técnica da Superintendência de Turismo da Sedetur, que terá dez dias para analisar a documentação e, em caso de aprovação, enviará ao órgão, empresa ou instituição interessada, via e-mail, o modelo do Selo e publicará a portaria de concessão da chancela do Safe Travels. O selo poderá ser utilizado pelos interessados durante o tempo de vigência do Plano de Retomada de Alagoas ou demais protocolos estabelecidos pelo Governo de Alagoas durante a pandemia.