Turismo
Com investimentos do Estado, praia do Patacho mira selo ambiental internacional
Em reunião com Renan Filho e Marcius Beltrão, prefeito de Porto de Pedras procurou investimentos para projetos no município
O Governo do Estado vai investir mais de R$ 4,4 milhões em adequações e equipamentos urbanos e outros R$ 288 mil na elaboração do Plano Diretor de Porto de Pedras, cuja ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (19) pelo governador e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Segundo o secretário Marcius Beltrão, a orla da Praia do Patacho será urbanizada, mas mantendo as características naturais do local. Serão construídos, ainda, um píer e um espaço cultural, além da execução de obras de infraestrutura urbana em outras localidades turísticas de Porto de Pedras.
Mudanças visam a obtenção da certificação internacional "Bandeira Azul", selo credenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e funciona como diferencial e atrativo turístico, já que coloca as praias certificadas em um patamar de destaque.
“O Governo do Estado está colaborando de várias maneiras para obtenção do selo Bandeira Azul: financiando a elaboração do Plano Diretor do município, o que é uma premissa necessária; além disso, está fazendo os investimentos para adequar Praia do Patacho e região às necessidades e exigências do Bandeira Azul, que garante um turismo ambientalmente responsável”, afirmou Renan Filho.
No processo para obtenção da Bandeira Azul, o município encontra-se na fase piloto, que deve durar até novembro. Durante essa etapa, um acompanhamento semanal da praia é realizado para garantir que os critérios exigidos pelo programa sejam obedecidos.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) é responsável pela articulação e diálogo com autoridades municipais para a conquista do selo. Para o secretário Marcius Beltrão, a certificação é essencial para a promoção do Destino Alagoas, nacional e internacionalmente.
“Isso vai fazer com que o turismo internacional aconteça verdadeiramente em Porto de Pedras, por meio da concepção de um turismo totalmente focado no meio ambiente, que busca a integração do homem com a natureza”, destacou Marcius Beltrão.
O programa estabelece que praias com a certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que mostre as leis e normas relativas ao uso da praia.
“Trata-se de um selo internacional e hoje conseguimos dar mais um passo importante para que, definitivamente, isso se concretize. Se não fosse o Governo do Estado, certamente não conseguiríamos, somente com a participação do município, avançar para a conquista desse selo”, avaliou o prefeito de Porto de Pedras.
No Brasil, o certificado para a Bandeira Azul é dado pelo Instituto Ambiente em Rede, uma Organização Não Governamental que busca preservar ecossistemas naturais e promover modelos de uso sustentável com educação ambiental.