Turismo

Porto de Pedras terá primeira edição da Expo Porto, evento de turismo sustentável, em 27 de setembro

Mostra ocorrerá no Dia Mundial do Turismo e será dividida em três módulos em parceria com o Meio Ambiente

Por Redação com Ascom Porto de Pedras 21/09/2021 12h12
Porto de Pedras terá primeira edição da Expo Porto, evento de turismo sustentável, em 27 de setembro
O farol de Porto de Pedras é um dos cartões postais do município - Foto: Reprodução

O município de Porto de Pedras, em parceria com o Meio Ambiente, terá sua primeira edição da Expo Porto, mostra que tem como tema “Beleza, Turismo Sustentável e Educação Ambiental: Um Olhar para o Futuro”. O evento será realizado no dia 27 de setembro.

A mostra será dividida em três módulos, a mostra terá a participação do batalhão ambiental da PM de Alagoas, com apresentação dos animais empalhados, a biodiversidade marinha através do Instituto Biota de Conservação, um mergulho na APA Costa dos Corais pelo ICMbio e os principais pontos turísticos da cidade, com o tema “Porto de Pedras: Meu melhor lugar no Mundo pelo olhar da equipe do Maceió 40º.

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, esta data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto. É importante, no entanto, não confundir essa data comemorativa com o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 02 de março.

A base do turismo em Porto de Pedras é a sustentabilidade, o município foca em casar a atividade com o meio ambiente. Na cidade, as iniciativas culturais, gastronômicas e educacionais seguem um padrão voltado para a importância do turismo. Nas escolas, as crianças são responsáveis por projetos como o “caminhando pela sombra”, que está plantando 4 mil mudas de plantas nativas.

A cidade foi a segunda de Alagoas a receber o selo internacional Safe Travels e a estabelecer protocolos sanitários durante a pandemia do Covid-19.

Na praia do Patacho está sendo executado o projeto piloto do programa Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias e que leva em conta critérios como gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Apenas 18 praias são certificadas em todo o Brasil, sendo apenas 3 no Nordeste.

Segundo dados da OMT, turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce internacionalmente, o fluxo turístico internacional crescerá, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais.