Turismo

Importante ferramenta para o turismo de base comunitária em Porto de Pedras foi entregue

O equipamento foi entregue na sexta-feira (24) pelo governador Renan Filho e pelo prefeito do município, Henrique Vilela

Por Redação com AMA/AL 27/09/2021 14h02
Importante ferramenta para o turismo de base comunitária em Porto de Pedras foi entregue
Ponte de madeira sobre o rio Tatuamunha - Foto: Reprodução

Flávia Rêgo, presidente da Associação Peixe-Boi, afirmou que a ponte/passarela sobre o rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, será “uma grande ferramenta para o turismo sustentável”. O equipamento foi entregue na sexta-feira (24) pelo governador Renan Filho e pelo prefeito do município, Henrique Vilela.

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, a obra foi executada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Turismo (MTur). A estrutura possui 445 metros de extensão.

Flavia fez uma observação : “Eu resumo dizendo que é uma melhoria de qualidade de vida e uma questão de humanidade com as pessoas. Levar o turismo sem humanidade, não é compatível, têm que andar juntos. Isso aqui vai ser uma grande ferramenta para o turismo sustentável”.

A ponte é fundamental para a mobilidade dos moradores e para potencializar a atividade turística, que gira em torno do passeio de contemplação do peixe-boi marinho. O atrativo funciona por meio do turismo de base comunitária, tocado pela Associação Peixe-Boi, que congrega e gera renda a 36 associados, entre jangadeiros e condutores, todos moradores da região de Porto de Pedras.

Até 2014, a ponte era utilizada pela Associação Peixe Boi, que oferta o passeio turístico de contemplação do mamífero aquático. Com o avanço da deterioração, a entidade deixou de usar a estrutura temendo a ocorrência de acidentes. Com isso, foi obrigada a mudar o ponto de embarque dos turistas, que por meio de jangadas fazem o passeio, um dos mais procurados do Litoral Norte de Alagoas.

 O governador Renan Filho salientou ;  “A ponte vai atender as comunidades de Tatuamunha e da Boca do Rio e também vai possibilitar que o turista faça o caminho para visitar o santuário do peixe-boi, ou seja, é um equipamento que ajuda a vida das pessoas no dia a dia e colabora com o turismo também”.

A ponte também conhecida como “Passarela do Peixe-Boi”, foi confeccionada em madeira, que se integra ao meio ambiente, sem destoar da bela paisagem formada pelo estuário do rio Tatuamunha.

Presente à inauguração, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, exaltou as belezas naturais do Litoral Norte de Alagoas e o potencial turístico do lugar.

“Deus foi muito generoso com a natureza aqui na região Norte de Alagoas. A Costa dos Corais é um dos destinos mais visitados de nosso Estado, estamos com uma ocupação hoteleira na ordem de 92%. A quantidade de pessoas com interesse em conhecer Alagoas só cresce porque o Governo do Estado nunca parou de investir no destino”, afirmou Marcius Beltrão.