Turismo
Ministério do Turismo seleciona Piranhas para utilizar plataforma de captação de dados turísticos
Município foi escolhido em seleção com outros 80 destinos brasileiros
O município de Piranhas, situado no sertão alagoano, foi um dos sete destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo (Mtur), para usar a “Smart Survey”, uma plataforma que realiza pesquisa de Demanda Turística de forma totalmente eletrônica.
Durante seis meses a plataforma poderá ser utilizada de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Turismo de Piranhas. Além disso, o município também fará parte de uma lista do MTur de cidades interessadas em tornar-se um Destino Turístico Inteligente, para futuras ações da pasta.
A seleção para o uso da plataforma contou com cerca de 80 destinos, de Norte a Sul do país. Além de Piranhas, foram selecionadas também as cidades de São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), Socorro (SP), Cairu (BA), Aquidauana (MS) e Rio Branco (AC).
O secretário de Turismo de Piranhas, Eduardo Clemente, conta que esse é mais um passo positivo dado pela gestão do prefeito Tiago Freitas no fortalecimento do setor turístico municipal. “Realizamos a inscrição e fomos selecionados para fazer parte dessa iniciativa, que elevará o destino turístico de Piranhas para outros horizontes. Essa plataforma dará mais eficiência ao levantamento de dados em relação ao fluxo e demanda turística do município”, disse.
Smart Tour
A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Além do reconhecimento no Prêmio Nacional do Turismo, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua – primeiro polo global de inovação em turismo -, que consagrou iniciativas destinadas à retomada do setor.
A empresa também foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.