Turismo

Praias paradisíacas e artesanato requintado são encontrados em Coruripe

Lagoa do Pau, Pontal do Coruripe, Barreiras, Miaí de Cima e Miaí de Baixo são algumas das praias

Por Redação com AMA/AL 08/10/2021 15h03
Praias paradisíacas e artesanato requintado são encontrados em Coruripe
Pontal do Coruripe - Foto: Reprodução

O município de Coruripe, a 90km de Maceió possui praias paradisíacas, dentre elas podemos citar Lagoa do Pau, Pontal do Coruripe, Barreiras, Miaí de Cima e Miaí de Baixo. Ambas nos remetem a sensação de que o tempo por lá passa em outro ritmo, sendo cheio de cor e poesia.

A praia da Lagoa do Pau que possui uma paisagem deslumbrante se chama assim em decorrência de uma lagoa de mesmo nome, que também pertence à cidade de Coruripe. Há na região pousadas simples e muitos imóveis disponíveis para aluguel de temporada.

A Lagoa do Pau possui uma boa estrutura de barracas de praia, e é dividida em duas partes – do lado esquerdo da praia, o mar aberto proporciona boas ondas para a prática do surf; já do lado direito, a praia é de águas calmas e cristalinas, em virtude da proteção de uma barreira de arenito, formando piscinas naturais de águas mornas e tranquilas.

Os restaurantes da região têm como especialidade a peixada ao leite de coco, que acompanha arroz e pirão de peixe. A praia da Lagoa do Pau durante a semana é praticamente deserta, tendo como público fiel da região, que aparece frequentemente de sexta a domingo,vindo de Arapiraca, Teotônio Vilela, São Sebastião, Aracaju e Maceió.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão diz que:

Alagoas guarda roteiros e destinos belíssimos e a região de Coruripe é mais um deles – que, além de praias maravilhosas, possui um rico artesanato e amplas possibilidades de se consolidar como mais um destino turístico no litoral sul alagoano. Estamos trabalhando, em parceria com a prefeitura do município, para que a cidade possa se estruturar cada vez mais, atraindo visitantes e gerando emprego e renda para a população local”.


Pontal do Coruripe

Na praia do Pontal do Coruripe, que fica em frente ao Farol, é perfeita para levar as crianças.Quando a maré está baixa, há uma extensa barreira de arenito, que forma uma piscina natural na beirinha, onde os pequenos podem aproveitar bons momentos de diversão.

Há  alguns quiosques e restaurantes na região, que conta também com uma extensa faixa de areia plana, sendo ótima para longas caminhadas.No Mirante do Farol, se tem uma boa visão da praia e o entardecer no local proporciona um pôr do sol inesquecível.

No artesanato da região, o destaque fica com os trabalhos produzidos com a fibra de Ouricuri, uma palmeira nativa do Brasil. 

Coruripe e Barreiras

Dentro da cidade de Coruripe, fica a parte de comércio e serviços da região. Lá se encontra um Mercado Público organizado, que oferece peixes e outros frutos do mar, além de verduras e frutas frescas da região, movimentando a cidade. Há também a Igreja da Matriz, no alto do centro, que é o destaque histórico.

Próximo à Coruripe, a praia de Barreiras, ao sul da cidade, é de uma beleza singular. O rio Coruripe desemboca no mar em Barreiras e, para chegar nas areias da praia, é preciso atravessar o rio a pé ou de canoa. O visual da região é deslumbrante e rende belíssimas fotos.

Turismo seguro

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas se dá devido ao avanço nas vacinações e, conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas já conta com sete cidades chanceladas com o selo – Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Japaratinga, Piranhas, Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro.

O estado também registra cerca de 1.786 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia.

As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.