Turismo
Governo de Alagoas concede selo de turismo seguro para o município de Roteiro
O certificado serve como prova que o destino segue os protocolos sanitários contra Covid-19
O município alagoano de Roteiro, lar do cartão-postal da Praia do Gunga, foi contemplado com o selo internacional Safe Travels de segurança sanitária. O selo foi entregue na manhã dessa quinta-feira (21) pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, ao prefeito do município, Alysson Reis.
“O Safe Travels é desenvolvido pela Sedetur e vem incentivando os municípios, os empresários, a hotelaria, bares, restaurantes e todos os receptivos que prestam serviços aos nossos turistas. Esse selo é uma conquista muito importante para o município de Roteiro, que já é um grande destino turístico de Alagoas, onde fica a Praia do Gunga e a Lagoa do Roteiro, além de outros atrativos, com uma cultura belíssima e uma boa gastronomia”, destaca o secretário Marcius Beltrão.
Certificado como destino seguro pela World Travel and Tourism Council (WTTC), o estado de Alagoas passou a sublicenciar a autenticação de segurança sanitária, concedendo-a a destinos, empresas do segmento turístico e guias de turismo vinculados ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que estejam seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.
Para o prefeito de Roteiro, o reconhecimento é resultado do trabalho extensivo de conscientização que tem sido feito pelo município.
“Nós temos uma praia hoje que é uma das mais bonitas do Estado e recebemos turistas o ano inteiro. É muito importante fazer um trabalho intenso com toda a situação da Covid-19 e, por causa desse trabalho, o município está há 70 dias sem nenhum caso. Receber esse selo é uma coroação de todo esse trabalho, e mostra o quanto estamos investindo para garantir o desenvolvimento de Roteiro”, reitera Alysson Reis.
Para solicitar o selo Safe Travels, as prefeituras municipais, empresas vinculadas à atividade turística e guias de turismo devem protocolar a solicitação por meio de processo administrativo na sede da Sedetur. As solicitações são analisadas pela equipe técnica da Superintendência de Turismo, que tem um prazo de dez dias para analisar a documentação e, em caso de aprovação, enviar ao órgão, empresa ou instituição interessada, via e-mail, o modelo do Selo, publicando a portaria de concessão da chancela do Safe Travels.
Turismo Seguro
Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
O estado também registra cerca de 1.786 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.