Turismo
Surto de gripe entre funcionários preocupa bares e restaurantes, diz Abrasel
Alagoas é um dos estados que mais registrou casos de gripe entre os funcionários do setor
O surto da gripe começa a preocupar os donos de bares e restaurantes, que têm percebido um aumento no volume de dispensas de funcionários contaminados.
Segundo Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), algumas operações já estão sofrendo para cobrir as faltas de cinco ou mais empregados ao mesmo tempo.
Desde a semana passada, a entidade vinha recebendo relatos de casos em bares e restaurantes de Alagoas, Goiás e Rio Grande do Norte, mas em uma proporção considerada razoável, segundo os empresários.
Solmucci diz que, nesta segunda-feira (27), os registros do final de semana começaram a se espalhar por capitais como Cuiabá, Vitória e Belém.
A situação é de alerta porque, se a onda avançar, será mais um golpe nos negócios do setor, que foram duramente impactados nos períodos mais graves da pandemia.
"Uma das casas precisou fechar e outra dispensou metade dos funcionários com atestados de influenza", diz Solmucci.
Rodrigo Vervloet, proprietário do Ensaio Botequim, afirma que metade da sua equipe de 30 pessoas já pegou a gripe. Em um único dia, ele teve oito funcionários afastados e precisou chamar freelancers para conseguir abrir o restaurante e atender os clientes. "O problema é que, até aparecerem os sintomas, o funcionário infectado já transmitiu", diz.