Turismo

São Paulo vai receber réplicas da cadeira gigante de Maceió

Protocolo de intenções entre prefeituras prevê trabalho integrado de divulgação

Por Assessoria 30/01/2022 15h03 - Atualizado em 30/01/2022 15h03
São Paulo vai receber réplicas da cadeira gigante de Maceió
Cadeira é sucesso entre os alagoanos e os turistas - Foto: Reprodução

São Paulo vai receber réplicas da famosa cadeira gigante, que fica localizada na Praia de Ponta Verde, em Maceió. As réplicas ficarão em pontos turísticos da cidade paulista. A ação faz parte de uma estratégia de promoção da capital de Alagoas. Protocolo de intenções foi assinado no início deste mês de janeiro.

Em encontro, JHC e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, compartilharam a proposta de promover as duas cidades em parceria. Segundo o documento, Maceió contará com ações para promover seu potencial turístico em São Paulo. Em contrapartida, a prefeitura paulista lançará ações para que maceioenses visitem São Paulo.

“São Paulo é uma potência econômica mundial. Estamos muito felizes em celebrar esse Termo de Cooperação. Tenho certeza de que o protocolo vai permitir iniciativas que vão turbinar as viagens do turismo tradicional e do turismo de negócios. Esse setor é fundamental para a economia dos municípios e será ainda mais importante neste ano com o provável recuo da pandemia", afirmou JHC.

Para o prefeito de São Paulo, a iniciativa vai impulsionar o turismo nas duas cidades. “Essa parceria vai fazer com que as pessoas de São Paulo visitem a linda cidade de Maceió e as pessoas de Maceió venham até São Paulo”, disse Ricardo Nunes.

Apesar das praias inigualáveis, o que fez a capital alagoana ‘bombar’ nas redes sociais e por tabela, nas agências de turismo, foi a famosa cadeira. O ponto instagramável recebeu mais de 10 milhões de views em redes sociais e contribuiu para aumentar a procura no Google por Maceió em 6.000%. Filas intermináveis ainda se formam para fotos e vídeos de turistas e moradores da cidade.

Os locais para a instalação das réplicas da cadeira de praia gigante ainda não foram definidos.

Para Patrícia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, estas estratégias consolidam ainda mais o nome de Maceió no panorama nacional do turismo doméstico.

“Somente no Réveillon, registramos mais de 92% de ocupação hoteleira, número maior que o registrado em 2019 (73,44%) e 2020 (78,38%). Além disso, temos despontado entre os destinos mais procurados nas principais plataformas de viagens, como a Decolar, Booking e Hotel Urbano”, listou Mourão.

Em uma pesquisa recente do HUB (Hotel Urbano), Maceió foi um dos destinos mais vendidos em 2021 e segue na liderança em vendas para 2022 e 2023. Conforme a secretária, “apesar do momento imposto pela pandemia, as pessoas querem viajar e estão procurando destinos que proporcionem segurança sanitária e bem-estar com atrativos ao ar livre, diferenciais que Maceió tem de sobra”.

“Isso reflete na procura pelo destino e na retomada do setor, que tem se mostrado cada vez mais aquecido. Além disso, os espaços criativos na orla e as obras estruturantes em toda Maceió evidenciam que o destino vive um outro momento, onde o turismo é colocado como uma das principais pautas de atuação da gestão municipal', completou Patrícia Mourão.

A ideia da Prefeitura é usar o sucesso do símbolo nas redes sociais e espalhar réplicas por outros destinos nacionais, como forma de divulgar Maceió.