Turismo
Porto de Pedras: conheça o Santuário do Peixe-Boi
O passeio te transporta ao leito do Rio Tatuamunha em jangadas levadas à remo
É possível fazer em Alagoas um passeio para conhecer um dos maiores mamíferos em extinção do mundo. A Associação do Peixe-Boi, localizada em Porto de Pedras, no litoral Norte do Estado, te proporciona essa experiência.
O passeio te transporta ao leito do Rio Tatuamunha em jangadas levadas à remo, para o Santuário do Peixe-Boi, onde o animal é acolhido e protegido pela comunidade ribeirinha e por técnicos do ICMBio e da APA Costa dos Corais.
A sede da Associação fica localizada na principal avenida do pequeno vilarejo e, é o ponto de partida de onde os turistas vão de buggy até o leito do rio, para embarcar com um guia na jangada.
Apesar de impressionar pelo tamanho, o peixe-boi é um animal dócil. Ao ponto de se sentir à vontade e abraça a jangada, para euforia dos visitantes. Os guias, são ex-pescadores que hoje trabalham com esse turismo de observação.
O caminho tem uma beleza incrível, com vegetação nativa, vários pássaros da região e uma calmaria que agrada.
Curiosidades
A Associação Comunitária do Peixe-Boi foi fundada em julho de 2009 e já cuidou e mapeou mais de cem animais e, trabalha a educação ambiental nas escolas da região, trazendo estudantes e professores para conhecer o animal e o manguezal.
Serviço
Para visitar é necessário fazer o agendamento antecipado, e o custo por pessoa é de R$ 50.
Telefone: (82) 3298-6247