Turismo

Alto Sertão: venha conferir as três cidades mais atrativas da região

Os Cânions do São Francisco são um dos maiores navegáveis do mundo

Por Esther Barros, estagiária sob supervisão 14/02/2022 15h03 - Atualizado em 14/02/2022 16h04
Alto Sertão: venha conferir as três cidades mais atrativas da região
Canions do São Francisco - Foto: Reprodução


Os Cânions do São Francisco são um dos maiores navegáveis do mundo. Um roteiro para aproveitar as belezas das cidades do alto Sertão alagoano. Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’Água do Casado estão na divisa com os estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco, o que facilita a ida de carro a todas estes municípios. O aeroporto mais próximo é de Paulo Afonso (BA) é a cidade mais próxima com aeroporto e fica distante 45 km de Delmiro Gouveia, já o de Maceió está a uma distância de aproximadamente 300 km e o de Aracaju (SE) fica a 213 km.

 Piranhas e Rota do Cangaço



No primeiro momento, vale a pena conhecer a cidade de Piranhas que fica à beira do São Francisco. Piranhas é o primeiro município alagoano a ser tombado como patrimônio histórico nacional, sendo possível rememorar a história de Lampião e Maria Bonita, e do cangaço como um todo. 

A sugestão é passear por todo o conjunto da cidade que envolve o Museu do Sertão, Estação Ferroviária, Torre do Relógio, Igreja Nossa Senhora da Saúde e Palácio Dom Pedro II.

Não deixando de conhecer o Mirante Secular, que possui mais de 300 degraus. A subida é imperdível pela vista incrível do centro histórico e do Rio São Francisco.

Já para a Rota do Cangaço o passeio é de Catamarã pelo Rio são Francisco até o Restaurante Angico. É de lá que partem os passeios à Grota de Angico, conhecido como Rota do Cangaço, porque leva até a ponto onde Lampião e seu bando foram abatidos pelas forças policiais.


Cânions de São Francisco





O ideal é aproveitar o passeio aos Cânions do São Francisco. Partindo de Piranhas, a opção mais próxima é o embarque pela Prainha da Dulce, na zona rural de Olho D’Água do Casado. São 30 minutos de carro até o ponto de embarque.

O passeio te leva de catamarã até os Cânions do São Francisco, em uma experiência incrível. São aproximadamente duas horas de passeio e durante o trajeto de 17 km pelo rio, se observa diversas formações rochosas que ganharam nomes interessantes, como a Ponta do Papagaio, que lembra um bico de papagaio; a Pedra do Japonês, que lembra uma construção oriental; e o Morro dos Macacos.

O Restaurante Castanho, que está localizado na maior reserva ecológica da Caatinga em Alagoas, é responsável pelo almoço onde é possível provar um cardápio recheado de comida típica do Sertão que realça os sabores e temperos da região. A estrutura ainda permite banho de rio e de piscina em um cenário paradisíaco.

Há também a opção de partir de Piranhas direto a Canindé de São Francisco (SE), com partida para o mesmo passeio, com os mesmos atrativos, pelo lado sergipano da fronteira. 

Entremontes, Pôr do Sol dos Cânions Dourados 




O povoado de Entremontes, à beira do velho chico, não pode deixar de ser visitado pois, o local guarda a memória e a cultura sertaneja. Até Entremontes são dez minutos de canoa, num passeio cheio de charme e estilo.

As casas coloridas dos pescadores e artesãos que bordam sua cultura e vivência em bordado redendê, que é uma habilidade que passa de geração em geração.

Datado de até 12 mil anos atrás, os sítios arqueológicos mostram registros pré-históricos, com desenhos e símbolos nas pedras. O final do passeio é a parada para o pôr do sol dos Cânions Dourados.

Informações

O passeio aos museus e Centro Histórico de Piranhas é feito a pé. Os custos são simbólicos para manutenção dos equipamentos.

Passeio à Grota de Angico é preciso reservar antecipadamente com agentes e agências de turismo da região e custa 10 reais apenas a trilha. Há outras opções de pacote com outros custos e atrativos.

O passeio aos Cânions de São Francisco pode ser feita de duas formas: catamarã ou lancha. Os dois custam 110,00 reais, com a diferença é que a lancha tem capacidade para 8, 9 e 12 pessoas. Para passeio com exclusividade é preciso consultar a empresa. 

O passeio ao pôr do sol dos Cânions Dourados e pinturas rupestres custa 50,00 reais por pessoa. É preciso reservar antecipadamente com agentes e agências de turismo da região.