Turismo

Centro Histórico: venha conhecer o passado de Marechal Deodoro

Percurso pode ser feito todo a pé com uma vista deslumbrante da lagoa Manguaba

Por Esther Barros, estagiária sob supervisão 15/02/2022 15h03 - Atualizado em 15/02/2022 16h04
Centro Histórico: venha conhecer o passado de Marechal Deodoro
Marechal Deodoro - Foto: Reprodução

Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e é a cidade onde nasceu o marechal do exército brasileiro, Manuel Deodoro da Fonseca que proclamou a república e foi o primeiro presidente do país.

A cidade é conhecida pelas construções de valor histórico, como igrejas, casarões, entre outras edificações. Sem falar na lagoa Manguaba que faz com que o percurso fique ainda mais bonito. 

Museu Carmelita (Largo do Carmo)

O complexo possui influência barroca e neoclássica e é composto ela Igreja da Ordem Primeira de Nossa Senhora do Carmo e Ordem Terceira, dedicada aà Nossa Senhora do Ó. Por causa da Guerra das Esmolas, que foi uma disputa entre os Carmelitas e os Franciscanos a estrutura do convento não foi finalizada.

Complexo Franciscano

Já o complexo Franciscano que possui estilo barroco rococó e sua construção teve inicio em 1660. O complexo possui a Igreja da Ordem primeira que é dedicada à Santa Maria Madalena, a Igreja da Ordem Terceira que é dedicada à São Benedito e tem estrutura de convento. Neste complexo está um dos mais elaborados altares barrocos do nordeste brasileiro.

Casa de Marechal Deodoro

O local onde nasceu e viveu por 16 anos o primeiro presidente do Brasil. Marechal Deodoro morou com os pais e seus oito irmãos. A casa que é preservada até os dias de hoje, se tornou um dos maiores monumentos históricos e fica aberta à visitação diariamente das 8h às 17h.

Museu de Arte Sacra

O museu foi inaugurado em agosto de 1984 e foi o primeiro de seu segmento em Alagoas. Fica localizado no Complexo Franciscano que é o local que serviu de moradia de frades por 350 anos. As peças sacras são do século XVIII e XIX. O local fica aberto para visitação de quarta aà domingo das 10h às 16h.