Turismo
Presidentes das entidades do trade turístico de Alagoas tomam posse em solenidade
Em Alagoas, o turismo está entre os setores que mais emprega
O trade turístico de Alagoas reúne representantes do turismo, autoridades e imprensa para cerimônia de posse de seus presidentes. O encontro será realizado na próxima quinta-feira,(17), no Hotel Jatiúca, e representa, além da oficialização dos líderes de sete entidades, a união do setor.
Na ocasião, serão empossados Milton Vasconcelos pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), André Santos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Samuel Silva pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-AL), Eutímio Brandão pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Afrânio Lages pelo Sindicato das Empresas do Turismo (Sindetur-AL), Marcelo Marques pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal) e Geraldo Câmara pela Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-AL).
Estas entidades fazem parte do Maceió Convention, que é a Fundação para o Desenvolvimento do Turismo e formam o seu Conselho Curador, juntamente com o Sebrae-AL e as secretarias de turismo estadual e municipal.
Para o presidente do MC&VB, esta solenidade representa mais que uma posse conjunta, mostra a força e a união do turismo de Alagoas. "Reforço sempre que é através dos laços, da unidade de ideias e da troca entre o público e privado, que foram construídos ao longo dos anos pelas gerações anteriores e continuada pelas atuais, que o setor em Alagoas se desenvolveu, ganhou visibilidade nacional e destaque entre as escolhas dos turistas", explica Milton.
O turismo em Alagoas
Em Alagoas, o turismo está entre os setores que mais emprega. Ele envolve mais de 20.000 empresas e gera mais de 25.000 empregos diretos, mas se falarmos dos indiretos esse número dobra.
Destes dados, 7.300 empregos provém dos mais de 1.100 empreendimentos de hospedagem (Hotéis, Apart-Hotéis, Albergues, etc) e dos mais de 10,6 mil empreendimentos de alimentos e bebidas que empregam 13 mil pessoas.
São mais de R$34 milhões que são pagos em salários todos os meses e só a hospedagem é responsável por um terço desse valor em Alagoas, além de ser a atividade econômica que mais paga Imposto Sobre Serviço (ISS) em Maceió.
Homenagens
Como forma de agradecimento pela atuação no turismo, o trade ainda irá homenagear os ex-presidentes do MC&VB, ABAV-AL e Abrasel-AL, Glênio Cedrim, Carlos Palmeira e Thiago Falcão, respectivamente. Do setor público, a homenagem será para o ex-secretário de turismo de Alagoas, Rafael Brito.